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Curitiba é quarta marca-cidade mais valiosa do Brasil

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Curitiba aparece como quarto lugar no ranking de marcas-cidade, com a marca no valor de R$ 26 bilhões, segundo levantamento inédito da Superbrands,  empresa de origem inglesa especializada em gestão de marcas, perdendo somente para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. De acordo com o Gilson Nunes, CEO da Superbrands Brasil, o valor da marca-cidade é um importante ativo estratégico para a atração de capital, de turismo e de mão de obra qualificada, além de ferramenta para a elaboração de políticas públicas e melhoria de aspectos negativos detectados pela pesquisa. “São Paulo, a primeira do ranking, é vista como a melhor cidade para se fazer negócios e trabalhar, mas apresenta queda vertiginosa quando o assunto é transporte; já o Rio de Janeiro, em segundo lugar, é reconhecido pela população por sua forte vocação turística, mas tem problemas de imagem em aspectos como segurança e saúde”, disse, por meio de nota.

O estudo levou em consideração 18.1 mil entrevistas com a população das cidades, associado a dados econômicos e sociodemográficos obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “A pesquisa junto à população avaliou indicadores que estabelecem o índice de força das marcas das cidades, em aspectos como reputação, admiração, gestão, comunicação, governança, segurança, limpeza, transporte e responsabilidade socioambiental, entre outros”, afirma o CEO da Superbrands Brasil, Gilson Nunes.

Divulgação
Jardim Botânico de Curitiba

Segundo a Superbrands Brasil, com a proximidade da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016, o valor das marcas-cidades torna-se crucial para a maioria das cidades brasileiras listadas neste ranking. “Por exemplo, a realização das Olimpíadas de Londres 2012 foi fundamental para a valoração da marca Londres, que recebeu do Comitê Olímpico Internacional (COI) R$ 9,4 bilhões para o desenvolvimento dos esportes. As marcas patrocinadoras obtiveram grande retorno; a P&G (Procter & Gamble), por exemplo, gerou vendas adicionais de R$ 1 bilhão com Londres 2012. Por fim, os Jogos Olímpicos beneficiaram a economia inglesa em mais de R$ 50 bilhões, gerando emprego e renda para a população. Isto equivale a 2,1% do PIB atual, de R$ 4,9 trilhões”, argumenta o executivo.

Sobre os benefícios que os grandes eventos de 2014 e de 2016 deverão trazer às marcas das cidades brasileiras que sediarão os jogos, Nunes é taxativo: “Superado o desafio de integrar as agendas estratégicas do governo e do setor privado em torno da própria marca Brasil, o que esperamos, além dos impactos econômicos, é a melhoria da reputação e a confiança dos mercados interno e externo para estimular o aporte de novos investimentos. Como saldo final destes jogos, cerca de R$ 200 bilhões deverão ser incorporados ao PIB destas cidades.

 

Cidade       Valor da marca

São Paulo  R$ 233,5 bilhões

Rio de Janeiro     R$ 88,2 bilhões

Brasília       R$ 70,1 bilhões

Curitiba      R$ 26 bilhões

Belo Horizonte     R$ 24,6 bilhões

Manaus      R$ 20,9 bilhões

Porto Alegre        R$ 20,8 bilhões

Campinas   R$ 16,6 bilhões

Fortaleza    R$ 16,5 bilhões

Salvador     R$ 15,6 bilhões

Fonte: Superbrands Brasil 

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