Fale com a gente

Geral

Equipe da Gincana Jovens Lindeiros cria fórum virtual sobre drogas

Publicado

em

Aberta no mês de agosto, continua em andamento o cronograma de ações da Gincana Jovens Lindeiros Ligados à Vida, promovida pelo Conselho dos Municípios Lindeiros – Ação da Câmara Técnica de Assistência Social, em Marechal Cândido Rondon. No município rondonense, três equipes estão inscritas e já entregaram as duas primeiras ações, sendo a criação de um slogan e de um mascote. Atualmente, os grupos trabalham visando a elaboração de uma página social e teatro, que são as ações três e quatro.  

Exemplo disso, é a equipe Os Guerreiros do Núcleo do Projovem Adolescente que faz parte do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e está inserido no Cemic (Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade). O grupo têm como slogan “Guerreiros da paz contra as drogas” e seu mascote é um leão com perfil de adolescente, tatuagem e estilo despojado que, segundo a coordenadora do grupo, Luzia H. M. Klosowski, a escolha deste animal se deve a sua garra.

“Em relação à página social, o grupo já criou uma comunidade no orkut chamada Guerreiros Projovem Marechal. Nela, há um fórum relacionado com as drogas, tanto ilícitas como lícitas, e toda semana é colocado um questionamento novo. O fórum é aberto para quem possue uma conta no orkut e convido a todos para participar. Também estamos fazendo uma campanha diferenciada, ou seja, haverá uma premiação por aluno e outra por escola. Para tanto, o aluno que participar de todas as enquetes do fórum e responder da melhor forma será premiado com um celular modelo Samsung C500L. Já a escola que tiver o maior número de alunos participantes ganhará um DVD, porém é importante que os educandos não esqueçam de identificar a sua escola”, explica Luzia, acrescentado que o julgamento será feito por três pessoas escolhidas pelo grupo.

Ainda conforme a coordenadora, para divulgar tal ação a equipe está visitando as escolas a fim de convidá-las para participar do fórum, além de entregar cartazes e chaveiros com o nome da comunidade e o mascote, sendo que os chaveiros são produzidos pelo próprio grupo por meio de materiais recicláveis. “Nosso objetivo é mostrar que no orkut também há um espaço de aprendizagem onde as pessoas podem ter mais informações sobre a temática que sempre está ligada às drogas. Além disso, isso demonstra que os adolescentes estão preocupados com o assunto. Quero lembrar que as duas atuais ações encerram no dia 14 de outubro, mas o fórum terá sequência para que os adolescentes continuem interagindo uns com os outros”, comenta Luzia. A equipe ainda conta com o apoio do educador da oficina de inclusão digital no Cemic, Denilson dos Santos, que oferece o suporte técnico necessário para o bom desenvolvimento da página social.

As próximas ações previstas no cronograma da Gincana dos Lindeiros, sendo 5ª e 6ª, é a criação de um jingle/paródia e uma ação na comunidade. Os outros dois grupos de Marechal Rondon que também participam são a equipe Influência Positiva do Colégio Estadual Eron Domingues e a equipe Guarda Mirim do Centro de Integração Comunitária 12 de Outubro/Ajudantes Mirins. 

Copyright © 2017 O Presente