Fale com a gente

Geral

Escola Bento Munhoz desenvolve projeto com alunos da sala de recursos

Publicado

em

Por intermédio do apoio da Secretaria de Educação de Marechal Rondon, um projeto inovador vem sendo realizado há algum tempo na Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto. Intitulado “A tecnologia de informação como suporte de ensino/aprendizagem para alunos com TGD”, o projeto busca um ensino que os alunos possam aprender a ler e escrever a partir de áreas ou objetos de seus interesses. A iniciativa partiu da professora especialista na área de Educação Especial, Regina Dick Trevisan, que no momento trabalha com 13 alunos na sala de recursos multifuncional implantado no educandário.

De acordo com a profissional, em um primeiro momento os educandos passam por uma avaliação psicopedagógica e a partir do resultado é possível perceber a maneira mais fácil de ensino-aprendizagem. “Por meio dos interesses dos alunos são feitas atividades que desenvolvam o cognitivo, trabalhamos no computador com jogos educacionais, leitura e escrita. As aulas acontecem duas vezes por semana no contraturno, pois os educandos também integram o ensino regular. Para tanto, penso que as atividades devem elevar a auto-estima e o controle emocional dos alunos, sendo que com cada um deles é desenvolvido um tipo de projeto”, informa.

Métodos diferenciados

A sala multifuncional da Escola Bento Munhoz propõe uma metodologia diferenciada para um melhor desenvolvimento intelectual dos alunos, explica a professora Regina. Segundo ela, após a identificação dos “signos” são utilizadas ferramentas tecnológicas disponíveis nos sistemas de informação apoiados em suportes como fotos, produções de vídeos e símbolos (animais, super herói, carros, etc) que por suas características tendem a não demonstrar interesses por métodos comuns de ensino. “As atividades são um meio de alfabetização para estabelecer relações de aquisição do conhecimento, estimular a criatividade do aluno, direcionando os conteúdos para novas alternativas de aprendizado e socialização do conhecimento.

Copyright © 2017 O Presente