Copagril – Compras no Site
Ford Ranger e Ecosport Set/2020
Geral

Estudo propõe viabilizar a economia de balneários

Divulgação
Balneário Terra das Águas, em Santa Helena

Pensando em fomentar o turismo na região envolvendo os balneários da Costa Oeste, foi realizado na semana passada um encontro com responsáveis pelos balneários,  na sede do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, em Santa Helena. 

Na oportunidade, foi apresentado diagnóstico feito no fim de 2012 mostrando a realidade das praias para as autoridades, além de apresentar proposta de estudo para buscar soluções às praias artificiais tornando-as sustentáveis por meio de parceria pública e privada tendo a participação da Itaipu.

Casa do Eletricista – TORNEIRA PINGANDO

Todos os municípios foram convidados a participar e fica a critério de cada um aceitar a proposta caso entenderem necessário avaliar e buscar novas alternativas.

De acordo com o conselheiro administrativo da Agência de Desenvolvimento do Turismo da Região Sul, Jaime Nelson Nascimento, a partir dessa decisão a ideia é fazer pesquisa sobre a realidade de cada praia nesse verão, e paralelamente será feito estudo de alternativas para que os municípios consigam oferecer opções de lazer de qualidade e segurança e que se torne um equipamento de turismo na região.

“Muitas ações passam pela preocupação da sustentabilidade e as praias representam um peso no orçamento, principalmente quanto à manutenção. Temos que buscar soluções e fontes de recursos que ajudem os municípios nessa manutenção”, informa Jaime Nascimento.

A primeira ação será a manifestação dos municípios que queiram participar dos estudos, depois será estruturada pesquisa para aplicar durante o verão deste ano, ver a demanda das praias e o perfil e ao mesmo tempo serão consideradas alternativas de solução. “Não queremos trazer nada pronto, mas buscamos parcerias para que consigamos encontrar soluções”, acrescenta Nascimento.

Para o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Administração Portuária de Santa Helena, Edson Wamms, a intenção é profissionalizar o turismo e isso tende a trazer benefícios aos balneários, pois hoje a despesa é muito maior que a receita.

TOPO