Fale com a gente

Geral

Festa do Porco no Rolete vira patrimônio cultural

Publicado

em

Amanhã (22), às 11 horas, o prefeito Beto Lunitti firma o decreto que torna a Festa Nacional do Porco Assado no Rolete um Patrimônio Cultural e Imaterial de Toledo. A ação acontece no estande da prefeitura, localizado no Clube de Caça e Pesca. Com a assinatura, a administração municipal, em nome do povo toledano, reconhece a história construída por homens humildes e fortes e que jamais deve ser esquecida.

“A partir de agora, vamos fazer todos os esforços para conquistar o registro da Festa Nacional do Porco no Rolete no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O decreto assinado é o primeiro passo neste sentido”, comentou o prefeito.

O gesto também é a garantia da perpetuação de uma história construída há 40 anos, idealizado pela figura folclórica de Celeste Vivian. O turismólogo Francisco Campos, o Chico Paulista, lembrou que o decreto reconhece o papel que o Porco no Rolete tem no desenvolvimento toledano.

“A gastronomia é um ícone do município. Temos mais de 15 festas gastronômicas em Toledo, cada qual com seu prato típico, e o Porco no Rolete é o precursor de todas elas”. Chico ainda reforça que o tombamento proporcionará a oportunidade da busca de recursos para a manutenção e continuidade da festa.

Além do decreto, a 40ª edição também irá homenagear, com uma placa, o radialista Osvaldo Luiz Ricci, que durante muitos anos foi a voz oficial da Festa Nacional do Porco no Rolete e que faleceu em agosto passado. O totem ficará ao lado da cabine de informações, lugar que Osvaldo ocupava durante o tempo que prestou seus serviços para a festa.

Copyright © 2017 O Presente