Fale com a gente

Geral

Festival de Eco Turismo promete movimentar Porto Mendes

Publicado

em

Jadir Zimmermann
Registro da reunião realizada na manhã desta segunda-feira (19), quando se aprofundaram as discussões sobre o 1º Festival de Eco Turismo

Várias reuniões estão acontecendo há alguns dias envolvendo secretarias da administração municipal de Marechal Cândido Rondon e a Acimacar, visando a organização de uma temporada de verão intensa e recheada de atrações em Porto Mendes. Para a abertura da temporada de verão está sendo organizado o 1º Festival de Eco Turismo de Porto Mendes, projeto piloto que objetiva reunir uma mostra de todas as atrações que estão sendo programadas para os meses seguintes.

Na manhã desta segunda-feira (19), aconteceu uma nova reunião, envolvendo várias secretarias municipais e também representantes dos Núcleos Setoriais da Acimacar, objetivando definir mais alguns detalhes deste grande festival. Foi definido o final de semana de 15 a 17 de novembro para a abertura da temporada de verão e, consequentemente, para a realização do Festival de Eco Turismo.

Também foi escolhido o diretor da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Cláudio Koehler, para ser o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) do Festival. Ele, ao lado do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Guido Herpich, e do presidente da Acimacar, Josué Maioli, tem liderado as discussões que devem envolver várias entidades e parceiros.

Atrativos

O objetivo é divulgar o potencial turístico do município nos mais diversos segmentos e aproveitar para potencializar a temporada de verão em Porto Mendes, criando uma programação diversificada e atraente para todo o período, envolvendo a terra, o ar e a água. Entre as atrações previstas estão demonstrações de jetski, paraglider, trilheiros, jipeiros, além de caminhada ecológica, passeios de bicicleta, passeios náuticos, canoagem, cavalgada, esportes de praia e gincanas.

Cada uma das modalidades que serão demonstradas no Festival deverão ter um final de semana exclusivo de atividades no decorrer da temporada, objetivando movimentar Porto Mendes durante todo o verão. Paralelamente, também se pretende aproveitar o fluxo de pessoas parapotencializar a gastronomia, o artesanato e os artistas de Marechal Cândido Rondon, desenvolvendo também uma atraente programação cultural.

 

Para as noites de sexta (15) e sábado (16) estão previstas apresentações musicais diversas. Durante o dia, além das demonstrações das atividades oficiais, a intenção é desenvolver torneios-relâmpago e gincanas com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, além de feira de produtos artesanais. Na área de gastronomia uma das ideias é viabilizar um restaurante flutuante sobre o Lago de Itaipu para servir o boi no rolete.

Preparativos

Uma nova reunião está marcada para a próxima quinta-feira (22), na Acimacar, para aprofundar as discussões com os vários setores e entidades que estarão envolvidos no desenvolvimento do Festival e, por conseguinte, da programação da temporada de verão. Neste encontro será apresentado o projeto em detalhes. A partir de então serão realizados encontros segmentados visando envolver vários grupos e definir as atrações e a programação, tanto para o Festival como para toda a temporada de verão.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Guido Herpich, comenta que o trabalho que está sendo desenvolvido vai possibilitar uma temporada de verão muito mais atraente em Porto Mendes, valorizando o potencial turístico do município. Da mesma forma pensa o presidente da Acimacar, Josué Maioli, de onde partiu a ideia inicial de realizar um evento náutico, mas que acabou sendo ampliada até chegar ao formato do Festival, que deverá passar a fazer parte do calendário oficial de eventos do município.

Copyright © 2017 O Presente