Copagril
Geral

Governador anuncia construção e reforma de moradias

Arnaldo Alves/ANPr
Governador Beto Richa com prefeitos, vereadores e famílias beneficiadas, ontem (25), em Cascavel

O governador Beto Richa anunciou ontem (25), em Cascavel, a construção de moradias e também reforma e melhoria de casas que beneficiam 1.357 famílias de pequenos agricultores de 48 municípios da região Oeste. “As novas casas e as reformas garantem uma qualidade de vida para o homem do campo. Com isso o Estado melhora a atuação na agricultura, pois as famílias continuam na propriedade”, afirmou.

A solenidade, realizada no Clube Tuiuti, teve a participação do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Luiz Carlos Formigari, do prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, e prefeitos dos demais municípios, deputados estaduais Ademir Bier, Elio Rusch, Duílio Genari, André Bueno, Adelino Ribeiro e Leonaldo Paranhos, o presidente da Emater, Rubens Niederheitmann, além de vereadores de diversos municípios.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

O governador afirmou que o Paraná realiza a maior política habitacional de sua história e a maior, em andamento, no país. “Para dar a dimensão, basta dizer que a Cohapar, em quase 50 anos de existência, construiu 146 mil casas. A meta do nosso governo é, em quatro anos, ofertar moradias para mais de 110 mil famílias, sendo dez mil da área rural”, afirmou Richa. “Todos os municípios do Estado são contemplados. Isso significa vida mais digna e mais segurança para milhares de famílias”, enalteceu.

O governador ressaltou também a parceria com a Caixa Econômica Federal. “Nosso estilo de governo é pelo diálogo e harmonia e, neste aspecto, temos com o governo federal, por meio da Caixa Econômica Federal, uma extraordinária parceria”, afirmou. “A Caixa tem a responsabilidade da política e habitacional e suas diretrizes no país e é importante a parceria do Governo do Estado e municípios, que participam com a disponibilização das áreas para os projetos. Temos parceria de muito sucesso com os prefeitos”, complementou.

Convênios

Em Cascavel, o governador e o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, assinaram convênios com municípios para a construção de moradias para 390 famílias de pequenos agricultores e reforma e melhoria em outras 540 casas, também da área rural. No mesmo ato, o governador, o representante da Caixa Econômica Federal e os prefeitos assinaram contratos para construção, pelo programa Minha Casa Minha Vida Rural, de mais 427 moradias para famílias de agricultores e trabalhadores rurais.

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Luiz Carlos Formigari, avaliou a parceria com o Estado do Paraná como uma das maiores do país. Segundo ele, a meta de construir dez mil casas rurais no Paraná é um desafio perseguido por ambas as partes. “Quando os entes públicos se unem quem ganha é a população”, declarou.

Redução do êxodo rural

O prefeito de Tupãssi, José Carlos Mariussi, que é também presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), disse que, das famílias beneficiadas, poucas teriam condições de fazer uma casa e que os municípios também não têm condições de atender a essa demanda. “O governo tem olhar sensível, sobretudo para com as famílias do campo, o que contribui para reduzir o êxodo rural. As famílias ficam na terra produzindo alimentos”, disse ele.

Valdecir Meyer e a esposa Irene receberam o contrato das mãos do governador. O agricultor mora há 28 anos no mesmo sítio e agradeceu pela realização de um sonho. “Sempre tivemos a chance de conseguir uma casa na cidade, mas a gente não queria sair de lá”, disse ele. O casal mora com as filhas numa casa emprestada e agora terão uma casa própria em seu sítio na área rural de Matelândia.

TOPO