Fale com a gente

Geral

Incentivo à leitura: como despertar o interesse nas crianças

Publicado

em

Com o acesso à internet, celulares e computadores, as crianças e adolescentes podem substituir o livro, pelo acesso fácil que as informações eletrônicas oferecem. Projeção que pode ser visualizada em forma de pesquisa. De acordo com o estudo “Retratos da vida no Brasil”, realizada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e o Instituto Pró-Livro, houve uma queda de 95,6 milhões em 2007 para 88,2 milhões em 2011.

O índice representa uma queda de 9,1% de leitores. Para Cléo Busatto, escritora e contadora de histórias, um desses fatores pode ser resultado da falta de investimentos em projetos de leitura nas escolas. “No entanto, os pais também têm participação neste resultado: nem todos costuma ler para os filhos e eles deveriam ser os maiores incentivadores”, explica Cléo.

Formas de incentivo

O estímulo à criatividade, identificação e desenvolvimento de habilidades, são formas de incentivar crianças e adolescentes ao hábito de ler. Segundo a literária, ter um cantinho em casa, próprio para a leitura pode ser um atrativo para as crianças. “O lugar tem que ser alegre, colorido, com livros variados, livros de imagem, com texto e ilustrados, um ambiente para os pequenos se sentirem a vontade”, observa Cléo.

“Desta maneira, quando os pais chamarem os filhos para lerem, eles irão relacionar a leitura com um lugar prazeroso e se sentirão mais envolvidos e atentos às histórias, e vão deixar de lado o sentimento de ‘obrigação’, que muitas vezes ocorre na tentativa de fazer com que as crianças leiam”, complementa.

Outra escolha é acompanhar os pequenos até a biblioteca onde tem várias opções de livros. Ler histórias e contos antes de dormir também é interessante, explica a escritora. “Mesmo quando a criança ainda não sabe ler os pais podem fazer isso para eles, assim se estabelece um vínculo afetivo entre eles e futuramente o interesse da criança pela leitura será maior”, finaliza Cléo.

Copyright © 2017 O Presente