Fale com a gente

Geral

Paraná inicia novo ciclo de desenvolvimento com inovação tecnológica

Publicado

em

“O Paraná inicia um novo ciclo de desenvolvimento, após 40 anos marcados pela expansão da indústria, e esse ciclo é o da inovação tecnológica”, afirmou o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alipio Leal, nesta quarta-feira (17), na abertura da Feira Paranaense de Inovação Tecnológica – Regional Londrina. A feira está sendo realizada no Hotel Sumatra e se estende até esta quinta-feira (18). 

A Lei da Inovação Tecnológica, aprovada no ano passado pelo governador Beto Richa, e o Parque Tecnológico Virtual do Paraná, criado em abril por Richa e coordenado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), vão incentivar o novo ciclo, disse o secretário. 

A união do poder público, instituições de ensino superior e iniciativa privada será, segundo ele, fundamental para a consolidação desse ciclo, e esta é a proposta da feira: unir os três segmentos. 

A Feira de Inovação, que era realizada apenas em Curitiba, está se interiorizando. Foi realizada em maio em Cascavel e, depois de Londrina, acontecerá em Maringá (início em 24 de julho), Guarapuava (6 de agosto), Ponta Grossa (22 de agosto) e Toledo (26 de setembro). 

A interiorização coincide com processo similar do ensino superior, salientou a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nadina Moreno, co-patrocinadora da feira. “O conhecimento, quanto mais se divide, mais se multiplica”, disse. 

A aproximação de investidores e empresários com as pesquisas desenvolvidas por instituições técnicas e de ensino superior é feita por meio de workshops disponibilizados pela feira. Tecpar, Sebrae, Senai, Iapar, Unopar, Fundação Getúlio Vargas, Embrapa, PUC, Instituto Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná participam da feira. 

A PUC expõe, por exemplo, a “Estação Compacta de Tratamento de Água”, desenvolvida pela professora Iria Regina Takano Natti e pelo aluno de Engenharia de Produção Felipe Paschoal Zanin. O sistema já é adotado por grandes empresas e seus responsáveis pretendem levá-lo aos hospitais. O representante de um hospital de Londrina os procurou para obter informações técnicas do sistema. 

O prefeito Alexandre Kireeff e o presidente interino da Associação Comercial e Industrial de Londrina, Carlos Adati, participaram da abertura da feira. 

NUTRIÇÃO ANIMAL E CONSTRUÇÃO CIVIL – A nutrição animal e a construção civil serão os temas do workshop tecnológico com formato de talk show que será realizado no segundo dia da Feira nesta quinta-feira (18), das 16h30 às 18h30. 

Entre os destaques está o convidado do setor de nutrição animal, o coordenador técnico de Nutrição Animal da BRF (Brasil Foods), Uislei Orlando. A BRF é hoje considerada o maior conglomerado do setor alimentício. A empresa surgiu a partir da associação da Perdigão e Sadia, reforçando a posição do país no setor de agronegócio, no caso a criação de aves, suínos e bovinos, que serão usados no processamento de carnes, lácteos, margarinas, massas, pizzas e vegetais congelados. 

Outra empresa do setor que vai marcar presença no workshop em que o foco serão a nutrição animal e saúde animal é a Alltech do Brasil, com a gerente de P&D, Andréa Malaguido. A Alltech é uma empresa líder mundial do setor de saúde e nutrição animal, que está entre as dez maiores empresas de saúde animal do mundo. 

Entre os pesquisadores da área de nutrição animal estão o professor da UEL Caio Albércio da Silva, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e diretor da Fazenda Escola; além do professor do CCA, Alexandre Oba, responsável pela Divisão de Nutrição Animal da Fazenda Escola. E os convidados Henrique Stefani, do Centro Internacional de Inovação (C2i)-Senai (PR), e Diego Gheller, fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura. 

CONSTRUÇÃO CIVIL – O empresário Atsushi Yoshii, presidente da A. Yoshii Engenharia, uma empresa genuinamente londrinense, é o convidado do setor de construção civil já confirmado no workshop tecnológico. Com sede em Londrina e Maringá, a empresa atua nos segmentos de incorporação residencial e obras de empreita, contratadas por clientes de diversos setores da economia. 

O moderador da área de construção civil será o diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-Norte), Rodrigo Zacarias. Os pesquisadores da UEL serão os professores do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da UEL, Berenice Toralles Carbonari e Fernando Fernandes. 

A Feira Regional de Londrina é realizada pela UEL, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec), e conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Prefeitura de Londrina, Fundação Araucária, Londrina Convention, Senai, Sebrae, Agência Brasileira de Inovação (Finep) e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). 

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

Copyright © 2017 O Presente