Fale com a gente

Geral

Paraná vai colher mais de 36 milhões de toneladas

Publicado

em

Cleverson Beje/Faep
A safra de soja atingiu 15,8 milhões de toneladas, também recorde, que correspondeu a um aumento de 46% sobre a safra anterior

No Paraná, a safra de grãos 2012/13 caminha para a reta final e sinaliza para um resultado recorde, acima de 36 milhões de toneladas, mesmo com as ocorrências climáticas sérias durante o seu percurso, como estiagem, seguida de excesso de chuvas e mais recentemente com a incidência de fortes geadas sobre as lavouras.

A pesquisa mensal do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), referente ao mês de agosto, divulgada ontem (29), informa que a safra total de grãos, considerando o período de verão, inverno e terceira safra, está estimada em 36,8 milhões de toneladas.

Neste resultado já estão incorporadas as perdas decorrentes das fortes geadas que aconteceram entre os dias 24 e 25 de julho, avaliadas em dois milhões de toneladas de grãos correspondentes aos prejuízos nas safras de trigo e milho da segunda safra.

Sobre as geadas ocorridas nesta semana, o diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni, informa que os técnicos saíram novamente a campo para coletar as informações e o resultado será divulgado no final de setembro. Ele antecipa que dessa vez apenas o trigo está em fase suscetível à baixa de temperaturas e certamente foi atingido. Cerca de 60% do trigo está em fase de floração e frutificação, considerada bastante sensível à queda das temperaturas. Mas o nível de intensidade ainda não é conhecido. 

Copyright © 2017 O Presente