Fale com a gente

Geral

Porto Mendes vai ter posto avançado da Polícia Federal

Publicado

em

Maria Cristina Kunzler
O prédio que vai abrigar o posto avançado da Polícia Federal está localizado dentro do Parque de Lazer Annita Wanderer, local hoje ocupado pela Polícia Militar

Desde que a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon criou a Secretaria Especial de Coordenação de Programas em Segurança e Trânsito, recentemente, a área de segurança pública começou a ser tratada com mais intensidade dentro do paço municipal, visando propor e debater medidas que podem auxiliar no combate aos diversos atos ilícitos, como contrabando, descaminho e tráfico. Algumas ações estão sendo planejadas, como a ampliação do sistema de monitoramento por câmeras, enquanto outras já saem do papel e se tornam realidade.

Este é o caso, por exemplo, do novo prédio que vai abrigar o Destacamento da Polícia Militar no distrito turístico de Porto Mendes. A prefeitura está reformando e adaptando o antigo posto de saúde, localizado ao lado da escola municipal, na Avenida Capitão Heitor Mendes, para que as autoridades policiais possam trabalhar mais próximas da comunidade. As obras devem ser concluídas em cerca de 30 dias. “Isso vai aumentar muito a sensação de segurança da comunidade. Além disso, a Polícia Militar estará no centro do distrito e vai ter a possibilidade de novamente estar integrada com os moradores”, afirma o secretário especial Ito Dari Rannov.

Com a mudança que será feita nas próximas semanas, a prefeitura rondonense está em negociação com a Polícia Federal para ceder o prédio que atualmente abriga o Destacamento da Polícia Militar. A construção está localizada dentro do Parque de Lazer Annita Wanderer, nas proximidades do mirante. Autoridades policiais já realizaram visitas e tiraram fotografias, demonstrando o interesse em instalar no espaço um posto avançado. “O objetivo é permitir que o local seja utilizado para abrigar equipamentos, viaturas, lanchas, armamentos, o que pode facilitar a logística das operações, já que o prédio está estrategicamente localizado”, informa o chefe da pasta. “Assim que a Polícia Militar for transferida para o novo destacamento, promoveremos algumas melhorias, reparos e adaptações no prédio para que a Polícia Federal possa utilizá-lo”, informa.

Presença da PF

De acordo com Rannov, no posto avançado não haverá uma equipe da Polícia Federal de forma permanente em Porto Mendes. Contudo, ressalta, a iniciativa é importante porque o local servirá de base de apoio quando os policiais realizarem operações. “Isso faz com que a Polícia Federal esteja mais presente na região de fronteira. Como a Polícia Federal de Foz do Iguaçu tem fechado o cerco naquela região, houve uma inibição de atos ilícitos por lá. Isso sobrecarregou de certa forma a Polícia Federal de Guaíra e aumentou muito o descaminho, contrabando e tráfico na nossa região. Com a implantação do posto avançado, a mobilidade das duas forças, tanto a de Guaíra como de Foz do Iguaçu, ficará melhor. Pelo que sabemos a Polícia Federal tem o objetivo de implantar um modelo semelhante de posto avançado em Santa Helena. Com isso, as operações ficarão mais fáceis de ser realizadas”, declara.

Copyright © 2017 O Presente