Geral Economia

Produção de leite: produtores estão desanimados com valor pago pelo produto

O cenário do leite não é bom e muita gente está abandonado a atividade (Foto: Divulgação)

A dona Irene cuida de um módulo com 55 vacas leiteiras. Ela fechou uma parceria com uma cooperativa da região porque não conseguiu se manter na atividade sozinha. Agora a cooperativa entrega os animais e cobra um aluguel de 120 litros de cada vaquinha por mês. Ela só pode entregar o produto para a empresa parceira. Recebe R$ 1,60 por litro e mesmo assim têm dificuldades para manter o negócio.

Nessa parceria a produtora tem a vantagem de não se preocupar com os bezerros, que são levados pela cooperativa e retornam quando estiverem prontos para a produção. Produção que aumenta cerca de 10% com as baixas temperaturas.

[ Publicidade ]
Casa do Eletricista – TORNEIRAS ELÉTRICAS

O cenário do leite não é bom e muita gente está abandonado a atividade. É uma função que não dá folga. O médico veterinário explica que as vezes falta planejamento e às vezes falta conhecimento mesmo.

[ Publicidade ]
Nied maio 2022 V

Para este especialista a tendência na região é de diminuir a quantidade de produtores e aumentar a produção daqueles que vão permanecer na atividade. Será preciso contratar mais gente para ajudar na produção e não sobrecarregar os empregados, quando a produção for maior que dois mil litros por dia.

Ele não acredita que o preço do leite pago ao produtor é o principal motivo para tanta desistência.

 

Com Catve.com 

TOPO