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Professores destacam importância dos encontros do PNAIC

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Professores que estão participando da capacitação

Foram reiniciados ontem (19) em Marechal Cândido Rondon, os encontros para formação e aperfeiçoamento de professores alfabetizadores, atividade referente ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Os cursos voltados para os professores alfabetizadores pretendem refletir sobre o currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, definir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas áreas da leitura, escrita e matemática.

Também buscam promover instrumentos eficazes de avaliação, considerando a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Além da função de transmitir a professores alfabetizadores métodos e estratégias que objetivem o domínio do código linguístico por parte de seus alunos, os cursos de formação consolidam a importância de uma formação continuada para um fazer pedagógico eficaz e de qualidade.

A partir da concepção de que um indivíduo alfabetizado não é aquele apenas capaz de ler e escrever, mas cuja leitura e escrita sejam realizadas com êxito em diferentes situações sociais, o Pacto pretende contribuir na formação de pessoas capazes de se inserir e de participar ativamente do mundo, frente às diversas realidades e demandas socioculturais.

As ações do pacto baseiam-se em quatro eixos de atuação, a formação continuada presencial para professores, a distribuição e aumento de materiais didáticos e pedagógicos voltados à alfabetização nas escolas, a realização de avaliações sistemáticas e a gestão, controle social e mobilização da sociedade e da comunidade escolar.

O pacto forma, assim, um conjunto integrado de ações para a alfabetização e letramento de crianças no primeiro ciclo de alfabetização, contribuindo para a redução da distorção idade-série na educação básica e para a elevação do índice de desenvolvimento da mesma no Brasil.

Em Marechal Rondon o programa é coordenado pela professora Cláudia Denise Becker Neuberger. Também desempenham a função de orientadoras de estudo as professoras Ana Maria Chiapetti, Marlice Rosani Przygodda e Mirian Salete Simek Grenzel. Os encontros acontecem desde o início de março, às segundas-feiras, das 19 horas às 23 horas e totalizarão 120 horas anuais.

Os professores cursistas têm participação efetiva nos encontros e na realização das atividades propostas. Percebe-se a partir da avaliação realizada pelas cursistas a excelente aceitação do programa. Conforme expõe a professora Hedi Dreyer Campos, que atua há 22 anos no município,  participar desse curso, é uma oportunidade única.

“O curso nos faz crescer, inovar a nossa dinâmica em planejar, repensar  e conduzir a nossa prática pedagógica. Cada encontro propicia momentos de reflexão, troca de experiências que fortalecem nossas atividades junto aos nossos Educandos. Considerando a grande diversidade encontrada na escola, essa formação propiciou um novo olhar valorizando o Educando na sua individualidade respeitando a sua forma de aprender e o tempo que necessita”, destaca.

“Acredito que a formação continuada seja o caminho para que tenhamos uma educação de qualidade e que vai em busca de formar cidadãos que realmente sejam agentes na sua comunidade. Estamos num processo de construção, onde paradigmas precisam ser  quebrados, onde a escola precisa ter clareza da sua proposta política e pedagógica e assim assumir um compromisso para que objetivos sejam alcançados”, pontua.

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