Ford Ranger e Ecosport Set/2020
Copagril – Compras no Site
Geral

Projeto do Condomínio Ajuricaba pode ser expandido ao Brasil

O ministro de Desenvolvimento Agrário, Gilberto José Vargas (Pepe Vargas), esteve na manhã de hoje (03) no Condomínio de Agroenergia Ajuricaba, na Linha Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon. Pepe Vargas esteve acompanhado pelo superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Cícero Bley, pelo diretor de coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich, e pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, do vice-prefeito de Marechal Cândido Rondon, Silvestre Cottica, de secretários municipais, e demais lideranças.

No local os representantes da Itaipu Binacional mostraram as ações desenvolvidas no Condomínio de Agroenergia Ajuricaba, de iniciativa da Itaipu Binacional, formado por 35 agricultores que produzem biogás a partir de dejetos bovinos e suínos. A visita se deve ao fato de que há interesse por parte do governo federal em utilizar o projeto em outras localidades do país através da agricultura familiar, com o objetivo de produzir energia renovável, gerando menos impacto ao meio ambiente.

Casa do Eletricista – GENCO

Em seguida, a comitiva se dirigiu à propriedade de Gedson e Elizabeth Vargas, com 6,9 alqueires, localizada na Linha Ajuricaba, considerada pioneira no projeto. Gedson e Elizabeth têm como principal atividade a bovinocultura de leite. Após a visita, a comitiva se dirigiu ao município de Toledo, onde o ministro Pepe Vargas lançou o Plano Safra da Agricultura Familiar para o estado do Paraná, ao lado da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

TOPO