Fale com a gente

Geral

Próxima safra será cultivada sob neutralidade climática

Publicado

em

Em reunião do Comitê Educativo Central da Cooperativa Lar, realizada na semana passada, em Medianeira, o agrometeorologista da Somar Meteorologia, Marco Antonio dos Santos, afirmou que o clima para a próxima lavoura de verão será de neutralidade, sem influência específica de El Niño, nem La Niña.

“Será um período de neutralidade desses fenômenos climáticos, repetindo em parte o que aconteceu na safra passada, com a primavera dentro de uma normalidade de precipitações e o verão abaixo da média”, afirmou.

“A geada generalizada, que neste ano afetou o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e a região Sul de São Paulo, ocorreu devido à massa de ar polar, que também ocasionou a neve em Curitiba. A neutralidade e assim frentes frias e massas de ar polar ganham amplitude e agem, aumentando o gelo no polo Sul”, reiterou.

“Em anos de neutralidade climática, as chuvas até chegam no período certo, mas como as chuvas ocorrem em todas as regiões, pode ocorrer pequenos períodos de estiagem, pois a frente fria irá provocar chuvas no Sul do Brasil e ao avançar sobre o Sudeste e Centro-Oeste também irá gerar chuvas sobre essas regiões, assim, abre um espaço sem chuvas no Sul do Brasil e vice-versa. Quando estiver chovendo no Sul o Centro-oeste e Sudeste ficará sem chuvas e, portanto, num pequeno período de estiagem”, explicou Santos.

Ainda de acordo com o agrometeorologista, nos próximos 25 anos haverá mais La Niña do que El Niño, fato que deverá provocar veranicos mais frequentes durante esse período, ao longo dos verões.

Balanço

O diretor-presidente da Cooperativa Lar, Irineo da Costa Rodrigues, apresentou o balanço do ano, que está positivo, inclusive com a revisão orçamentária feita recentemente, elevando o faturamento do ano para R$ 2,6 7 bilhões, com o resultado superando R$ 80 milhões.

“Está sendo um bom ano e esperamos apresentar o melhor resultado da história nos 50 anos de fundação da cooperativa, que serão comemorados em março de 2014. A data é marcante e estamos trabalhando para isso”, frisou.

Na reunião do Comitê Educativo Central foi exposto também o Plano de Negócios para Grãos. São modalidades de depósito e fixação de produtos com novidades a partir dessa safra e que serão apresentadas nas reuniões do Comitê de Agricultura (Cooper Agri), de 15 a 20 de agosto.

Copyright © 2017 O Presente