Copagril
Geral

Região já colheu 93% da soja e plantou 82% do milho

 

Luciany Franco/OP Rural

Somente 7% da soja da safra 2014/15 ainda não foi colhida em 20 municípios da região de Toledo

Vinte são os municípios que compõem a jurisdição do Departamento de Economia Rural (Deral) em Toledo. Juntos, eles devem produzir 1,5 milhão de toneladas de soja, o que representa cerca de 9% da produção total do Paraná, que espera produzir aproximadamente 16,7 milhões de toneladas da oleaginosa. A produtividade é considerada boa, muito parecida com a do ano passado, de acordo com o Deral. Até ontem (19), a região já havia colhido 93% de toda soja cultivada na safra 2014/15. Ao tempo que a soja deixa as lavouras, o milho ganha espaço. Os dados revelam que 82% da área reservada para o cereal já foram plantadas.

De acordo com a engenheira agrônoma do Deral, ligada à Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Jean Marie Ferrarini, tanto o plantio quanto a colheita seguem em um ritmo muito bom, e a chuva que tem sido presente na região nos últimos dias não está afetando a colheita ou a qualidade da soja. A chuva atrasou um pouco a colheita da soja em relação à previsão inicial, mas, mesmo assim, estamos 20% adiantados em relação à safra do verão passado. A chuva não atrapalha, é bem-vinda, explica.

Casa do eletricista TRATAM. E ACESS.

Ao todo, conforme o Deral, os agricultores da microrregião de abrangência do órgão cultivaram 464.574 hectares de soja e devem ter uma boa produtividade. A previsão arredondada é de colher 1,5 milhão de tonelada, expõe.

 

Leia a matéria completa na edição impressa de hoje

TOPO