Fale com a gente

Geral

Reunião define punição para quem provocar queimadas

Publicado

em

Sindy Spohr
Registro da reunião entre Prefeitura, IAP e Corpo de Bombeiros

Na segunda-feira (19), o secretário de Meio Ambiente, Leoclides Luiz Bisognin, esteve reunido com representantes do Corpo de Bombeiros e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O objetivo da reunião foi discutir as medidas punitivas para donos e responsáveis de terrenos e propriedades onde forem promovidas queimadas ou provocados incêndios com o intuito de limpeza ou outros objetivos.

Conforme o capitão Rogério Lima de Araújo, já foram registradas no mês de agosto 35 ocorrências de incêndio em vegetação na área urbana, em terrenos baldios. “É proibido qualquer queima em área urbana de resíduos ou na vegetação e os responsáveis são os donos dos terrenos que não mantiveram o lote limpo”.

Capitão Araújo ainda ressaltou que além de causar danos ao meio ambiente e piorar a qualidade do ar, causando doenças respiratórias, o fogo pode fugir do controle e provocar graves acidentes como vítimas, danos ao patrimônio, destruir residências, perda na agricultura e acidentes por causa da fumaça.

Leoclides Bisognin afirmou que a preocupação da secretaria é cuidar para que a população mantenha a vegetação baixa, para não agravar focos de incêndio. “Existem cerca de quatro mil e seiscentos lotes na área urbana de Toledo, e devemos mantê-los limpos. Os donos que são responsáveis por isso”. Bisognin comentou ainda que os responsáveis são multados em no mínimo R$ 500.

Nas ocorrências de queima de florestas e no interior, o IAP é o responsável por autuar os proprietários. A chefe regional do IAP de Toledo, Maria Glória Pozzobon, informou que é necessário um cuidado especial com o maquinário agrícola. Em caso de incêndio, é necessário acionar o Corpo de Bombeiros através do telefone de emergência 193. Em caso de incêndio urbano, as denúncias podem ser feitas pela ouvidoria no telefone 156. Para incêndios rurais, o IAP deve ser acionado através do 3252-2270. As denúncias podem ser feitas em qualquer horário.

Copyright © 2017 O Presente