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Rodovias do Paraná terão mais 20 radares até 2014
Até o fim do ano, o Paraná deve ganhar 20 novos radares nas rodovias federais que cortam o estado. Treze deles serão instalados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em estradas não pedagiadas. Três serão de responsabilidade da concessionária Autopista Litoral Sul na BR-376, que liga Curitiba até Santa Catarina.
Outros quatro ficarão a cargo da Autopista Régis Bittencourt na BR-116, entre Paraná e São Paulo. O Dnit informa que já possui 66 radares instalados no estado. Já a Autopista Litoral Sul ressalta que também irá realizar a substituição de outros dois equipamentos na BR-376. Segundo a assessoria da concessionária, o prazo para conclusão da instalação e homologação dos dispositivos é de seis meses.
Os radares, fixos, ostensivos e com display externo para fácil visualização do usuário, irão fotografar e informar a velocidade registrada pelo veículo. Porém, no momento não há nenhum radar em funcionamento devido à implantação do novo sistema.
Os equipamentos serão instalados nas proximidades da Curva da Santa trecho considerado perigoso. Em novembro do ano passado, por exemplo, um acidente nas proximidades do local provocou a morte de sete pessoas. Dados da concessionária mostram que nos pontos em que serão implantados novos radares já foram registrados de janeiro a agosto deste ano 89 acidentes.
No entanto, a concessionária informa que a implantação dos redutores de velocidade depende não somente do número de acidentes registrados no local, mas de uma combinação de fatores. Esses motivos podem ser a velocidade praticada pelos motoristas, se o local é uma área urbanizada ou próxima a acessos.
A concessionária salienta que outras ações para reduzir o número de acidentes já foram realizadas, como a sinalização especial na região de Serra do Mar e a implantação da área de escape no km 671,1 da BR-376 e de 21 passarelas em todo o trecho concedido.
BR-116
Já a Autopista Régis Bittencourt está implantando 18 unidades de radares fixos do tipo ostensivos e integrados, distribuídos ao longo do trecho entre São Paulo e Curitiba. A implantação dos equipamentos será concluída até o final de 2013. No trecho do Paraná, serão quatro pontos.