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Rodovias do Paraná terão mais 20 radares até 2014

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Até o fim do ano, o Paraná deve ganhar 20 novos radares nas rodovias federais que cortam o estado. Treze deles serão instalados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em estradas não pedagiadas. Três serão de responsabilidade da concessionária Autopista Litoral Sul na BR-376, que liga Curitiba até Santa Catarina.

Outros quatro ficarão a cargo da Autopista Régis Bittencourt na BR-116, entre Paraná e São Paulo. O Dnit informa que já possui 66 radares instalados no estado. Já a Autopista Litoral Sul ressalta que também irá realizar a substituição de outros dois equipamentos na BR-376. Segundo a assessoria da concessionária, o prazo para conclusão da instalação e homologação dos dispositivos é de seis meses.

Os radares, fixos, ostensivos e com display externo para fácil visualização do usuário, irão fotografar e informar a velocidade registrada pelo veículo. Porém, no momento não há nenhum radar em funcionamento devido à implantação do novo sistema.

Os equipamentos serão instalados nas proximidades da Curva da Santa – trecho considerado perigoso. Em novembro do ano passado, por exemplo, um acidente nas proximidades do local provocou a morte de sete pessoas. Dados da concessionária mostram que nos pontos em que serão implantados novos radares já foram registrados de janeiro a agosto deste ano 89 acidentes.

No entanto, a concessionária informa que a implantação dos redutores de velocidade depende não somente do número de acidentes registrados no local, “mas de uma combinação de fatores”. Esses motivos podem ser a velocidade praticada pelos motoristas, se o local é uma área urbanizada ou próxima a acessos.

A concessionária salienta que outras ações para reduzir o número de acidentes já foram realizadas, como a sinalização especial na região de Serra do Mar e a implantação da área de escape no km 671,1 da BR-376 e de 21 passarelas em todo o trecho concedido.

BR-116

Já a Autopista Régis Bitten­court está implantando 18 unidades de radares fixos do tipo ostensivos e integrados, distribuídos ao longo do trecho entre São Paulo e Curitiba. A implantação dos equipamentos será concluída até o final de 2013. No trecho do Paraná, serão quatro pontos.

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