Fale com a gente

Geral

Rondon encaminha ofício ao Estado solicitando efetivo para a Seab

Publicado

em

Autoridades rondonenses devem encaminhar nesta semana um oficio ao Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara, para solicitar maior efetivo para a SEAB do município, tendo em vista os recentes casos de febre aftosa registrados no Paraguai.

Marechal Cândido Rondon, por ser município de fronteira, e contar com grande fluxo de pessoas vindas do país vizinho, está em estado de alerta.

O ofício destaca que mesmo com bom índice de vacinação dos animais, a região teme pela dispersão do vírus, o que seria catastrófico para a a região e para o país.

Hoje a Unidade Veterinária de Marechal Rondon conta com um Médico Veterinário e um Técnico Agropecuário, que também atendem os municípios de Mercedes e Quatro Pontes. A solicitação é que seja destinado mais um médico veterinário e dois técnicos agropecuários, para que a fiscalização e a educação sanitária sejam mais abrangentes e eficientes, afastando definitivamente o risco de um surto de aftosa.

O ofício foi elaborado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário do município e está assinado pelo presidente do mesmo, que também é Secretário de Agricultura e Política Ambiental, Urbano Mertz, pelo prefeito em exercício, Silvestre Cottica, e pelo presidente do Sindicato Rural, Valdemar Kaiser.

Vale ressaltar que, na semana passada, a Polícia Militar também assinalou que estará colaborando no trabalho, fiscalizando as embarcações que chegam em Porto Mendes. O objetivo é evitar a entrada de produtos de origem animal vindas do Paraguai, no município.

 

Copyright © 2017 O Presente