Fale com a gente

Geral Rio Cachoeira transbordou

Ruas de Joinville são tomadas pela água durante passagem de ciclone

Publicado

em

Sobrevoo mostra alagamento em Joinville — Foto: Reprodução/Polícia Militar

Um sobrevoo do helicóptero da Polícia Militar na tarde desta quarta-feira (10) mostrou áreas alagadas em Joinville, no Norte catarinense, durante a passagem de um ciclone extratropical. Durante o dia, o Rio Cachoeira, que atravessa a cidade, transbordou. A chuva diminuiu na noite desta quarta e a previsão para quinta (11) é de tempo firme, segundo a Defesa Civil.

Após o rio transbordar, o Centro da cidade ficou alagado, inclusive o principal terminal de ônibus da cidade. Por causa disso, 90% das linhas do transporte coletivo pararam de operar. Na zona Norte e na zona Oeste da cidade, rios transbordaram e atingiram as casas. Essas foram as regiões da cidade que mais sofreram, especialmente o Bairro Jardim Sofia.

De acordo com a prefeitura, 20 pessoas precisaram se abrigar na casa de parentes até o início da noite desta quarta. Joinville disponibiliza 470 vagas em quatro abrigos provisórios.

Um caminhão do Corpo de Bombeiros fez a retirada das pessoas que ficaram ilhadas na região central de Joinville. Com as ruas tomadas pela água, muita gente não conseguiu chegar ao trabalho ou voltar para casa.

No momento mais crítico das chuvas, 60 mil consumidores ficaram sem energia. As escolas suspenderam as aulas. Muitos comerciantes tiveram prejuízos, já que a água invadiu lojas.

Previsão do tempo

A chuva deve diminuir em Santa Catarina nesta quinta-feira (11). De acordo com a Defesa Civil, a atuação de uma massa de ar frio deve deixar o tempo firme em boa parte do estado.

O tempo deve ser de sol com variação de nuvens. No litoral e áreas próximas, a nebulosidade tende a ser maior e pode ocorrer chuva de forma fraca e isolada.

Por causa do volume de chuva de quarta e terça (9), o risco segue alto para deslizamentos de terra e inundações, principalmente no Litoral Norte e Vale do Itajaí.

O amanhecer deve ter sensação de frio no estado, com chance de geada nas regiões mais elevadas. Deve fazer 0°C na Serra. No Norte, a mínima deve ser de 14°C. As temperaturas sobem à tarde e podem chegar a 19°C no Norte.

A agitação marítima continua e as ondas podem atingir picos de até 4 metros no Litoral Norte. Pode haver ressaca e alagamentos costeiros.

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente