Fale com a gente

Geral

Santa Helena terá cisternas em todas as escolas

Publicado

em

Carina Ribeiro/OP
Cisternas que serão implantadas nas escolas seguirão o modelo da existente na igreja matriz

A partir de uma parceria com Itaipu Binacional, em um futuro breve todos os estabelecimentos de ensino do município de Santa Helena contarão com cisternas para armazenamento e uso de água da chuva.

Conforme o técnico do Setor de Planejamento, Agenor Longo, as primeiras escolas a receberem os reservatórios serão o Colégio Estadual Tancredo Neves, de São Roque, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Infância Feliz, que devem contar com a novidade ainda este ano.

“Itaipu vai liberar duas cisternas por ano para o nosso município. Desta forma, gradativamente serão elas implantadas nas estruturas das escolas, visando cada vez contemplar uma que fica na sede e outra no interior”, afirma. Segundo ele, uma das preocupações do Setor de Planejamento é com a escola da Vila Celeste, onde muitas vezes se enfrenta racionamento em alguns períodos do ano. Por conta disso, o estabelecimento de ensino será um dos próximos a ser contemplado.

Outra meta do Poder Público também é elaborar um projeto para ampliação do setor de compostagem existente junto ao aterro. O servidor Joarez Sampaio da Silva toma conta do espaço onde é feita compostagem de uma parte dos galhos e folhas recolhidos na cidade e no interior.

Ele comenta que o município dispõe de uma máquina para moer estes materiais, que posteriormente são misturados à terra, acelerando o processo de decomposição. “É um ótimo material orgânico para uso tanto em canteiros públicos, como de entidades e também escolas”, conclui.

Copyright © 2017 O Presente