Fale com a gente

Geral

Ultrapassar em faixa contínua é principal infração do rondonense

Publicado

em

Giuliano De Luca
Faixa contínua amarela, simples ou dupla, foi desrespeitada mais de 1,1 mil vezes somente neste ano

Os motoristas de Marechal Cândido Rondon podem tomar um susto quando cometerem a próxima infração. Ultrapassar em faixa amarela contínua, simples ou dupla, é a principal infração cometida no município, tanto em 2012 quanto nos oito primeiros meses deste ano.

E sua pena pode causar um rombo no orçamento dos desavisados. A infração pode passar a ser gravíssima, com multa que salta dos atuais R$ 191 para R$ 1.915. O projeto para rever valores das multas foi aprovado pelo Senado Federal e agora volta para apreciação da Câmara dos Deputados porque sofreu alterações.

No ano passado, 2.158 multas por ultrapassar em faixa amarela contínua foram aplicadas em Marechal Cândido Rondon. Nos primeiros oito meses daquele ano, policiais flagraram 1.487 motoristas se arriscando em faixa contínua. Neste ano, o motorista rondonense pisou no freio, mas mesmo assim a ultrapassagem em faixa contínua lidera o ranking das dez infrações com maior incidência no município.

O ranking é coordenado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). De acordo com ele, de janeiro a agosto deste ano foram aplicadas 1.086 multas por ultrapassagem em faixa contínua, uma queda de aproximadamente 26% em relação ao mesmo período de 2012.

Para o sargento da Polícia Rodoviária Estadual em Marechal Rondon, Elias Santos, mesmo com a redução de um ano para outro, o número de multas é bastante elevado. Ele explica que as infrações são anotadas quando não há mais possibilidades de conscientização do motorista. “As autuações são feitas a partir do momento que se esgotam todos os meios possíveis para evitar os erros, quando o usuário não foi consciente”, destaca.

Copyright © 2017 O Presente