Fale com a gente

Geral

Vilas Rurais recebem investimentos para a produção de uvas

Publicado

em

Um encontro no Salão Comunitário da Vila Rural Félix Lerner, no Jardim São Francisco, marcou o repasse de R$ 57.773,06 destinados à compra de palanques de eucalipto, esticador para arame liso e arame galvanizado para a construção de parreiras. Os recursos também são destinados para melhorias na Vila Rural Espigão Alto, no distrito de Novo Sobradinho.

A reunião, que ocorreu no último sábado (10) também serviu para inaugurar as ligações de água do poço artesiano, perfurado em 1996, e que ainda não havia sido colocado em funcionamento. O objetivo das benfeitorias é subsidiar o Programa de Produção de Uva para Suco do Município de Toledo.

A destinação destes valores, de acordo com o presidente da Associação de Moradores da localidade, Eloísio Mendes de Oliveira, irá melhorar a produção de uva orgânica na comunidade. “Com a chegada da água, que auxiliará na irrigação das videiras, poderemos construir as parreiras e, se tudo correr bem, no final do próximo ano teremos nossa primeira colheita”, comentou.

Os presidentes da Cooperativa Vinícola Toledo, Orides Barp, e do Instituto para o Desenvolvimento Comunitário, Cooperativo e Cívico e Toledo (Instituto 3C), Albino Corazza Neto, também estavam presentes na cerimônia. Barp lembrou que este é o momento dos produtores se unirem e aproveitarem o investimento feito pelos gestores municipais. “É como o cavalo encilhado que passa. Vocês precisam se apropriar desta oportunidade”, frisou.

Já Albino Corazza afirmou estar emocionado em poder concluir algo que havia sido iniciado ainda no período em que foi prefeito de Toledo. “Lembro-me dos planos que fiz, há dezesseis anos, com alguns que hoje estão aqui. Vejo também filhos das pessoas com quem tratei naquela época. Agora, com o apoio deste administrador (Prefeito Beto Lunitti), posso vir aqui e anunciar que vocês irão, finalmente, receber o poço e os materiais para as parreiras que são desta comunidade por direito”, citou.

Durante a cerimônia, o vereador Ademar Dorfschmidt, representante do bairro na Câmara Municipal de Vereadores, citou a importância das melhorias para a Vila Rural e também a necessidade de mais investimentos. “Os moradores já me procuraram e precisam da construção do asfalto aqui na comunidade. Comprometo-me em contatar o Ascânio (Butzge – superintendente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo – Emdur) e trazermos aos moradores uma planilha de custos para darmos andamento a este processo”, finalizou.

Por sua vez, o prefeito Beto Lunitti lembrou que o primeiro compromisso oficial fora do gabinete de sua gestão, foi uma visita aos moradores da Vila Rural Félix Lerner. “Era um compromisso com uma moradora. Vim mostrar para ela que toda a sua militância, durante vários anos, valeria a pena. Hoje estamos aqui, encerrando um processo de mais de quinze anos”.

Beto ressaltou que em seu governo as pessoas serão respeitadas e as obras, mesmo as menores, serão executadas. “O que são as ligações de água de um poço artesiano? Pode parecer pouca coisa, mas para os pequenos produtores será de grande ajuda”, explicou.

Também estiveram presentes os secretários de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza, de Desenvolvimento Econômico, Edemar Rockenbach, e de Comunicação Social, Jair Scarpato, o assessor de Assuntos Comunitários, Valtair Apolinário, e o deputado estadual Elton Welter.

Copyright © 2017 O Presente