O Presente
Marechal

Caso Edna Storari: defesa pede desaforamento do processo

Previsão é de que o julgamento por parte do Tribunal de Justiça em relação ao desaforamento aconteça nos primeiros meses de 2023


calendar_month 2 de janeiro de 2023
5 min de leitura

O caso Edna Storari segue tramitando na Justiça – hoje com a hipótese de homicídio doloso.

As audiências de instrução foram concluídas em março de 2022 e, depois disso, a Vara Criminal de Marechal Cândido Rondon decidiu pelo júri popular, devido às provas da materialidade e aos indícios de autoria.

No entanto, os quatro réus (o marido da vítima, o filho e a filha dele, e o genro) recorreram da decisão e o processo foi encaminhado ao Tribunal de Justiça. Pai e filhos são representados pelo mesmo advogado e estão presos, enquanto o genro do principal acusado responde o processo em liberdade.

Recentemente, a defesa dos réus também pediu o desaforamento do processo. O desaforamento é um ato por meio do qual é transferido um processo de um foro (‘circunscrição judiciária’) para outro.

“Tal pedido está pendente de julgamento pelo Tribunal de Justiça. A previsão é para fevereiro, março ou talvez até se estenda para maio”, informa o delegado Rodrigo Baptista Santos, em declaração feita durante entrevista ao O Presente, na semana passada.

Questionado sobre as chances da defesa alcançar êxito no pedido, Santos diz acreditar que eles não devem conseguir o desaforamento.

“Eu acredito que não. As circunstâncias não demonstram esse instituto, que é previsto no Código de Processo Penal, e também porque os envolvidos não eram pessoas extremamente conhecidas na sociedade rondonense. Não eram pessoas de grande expressão midiática e social. Eram empresários que realizavam seu trabalho, mas que não tinham um convívio enorme em sociedade. Então, acredito que deve ser mantido o júri em Marechal”, opina.

Para o delegado, o júri deve transcorrer com intensos debates.

Sobre as prisões, ele diz: “Foram quatro presos inicialmente. Um que não estava diretamente envolvido no homicídio foi solto e se eu não me engano está com tornozeleira, e os outros três continuam presos aguardando o tribunal do júri”, expõe.

Caso emblemático

Santos declarou ao O Presente que o caso Edna Storari foi o mais emblemático de sua trajetória à frente da 47ª Delegacia Regional de Polícia, com sede em Marechal Rondon. Ele se despede da delegacia rondonense em fevereiro próximo para atuar na 20ª Subdivisão Policial de Toledo.

“Pelas circunstâncias que o crime ocorreu, pelo fato do corpo não ter aparecido e por toda a investigação que foi feita, foi o caso mais emblemático. Ficamos 75 dias praticamente só nessa investigação, tamanho era o volume de informações, análise de imagens e de testemunhas. Foi um trabalho muito intenso. Estávamos focados em solucionar esse crime bárbaro. Saímos atrasados porque a notícia do crime chegou para nós uma semana após ter ocorrido. Uma semana é muito tempo principalmente na apuração de um crime de homicídio. Durante esses 75 dias de investigação nós conseguimos juntar elementos suficientes dentro do inquérito para indiciá-los. Eles foram denunciados e irão a júri popular, mesmo sem o corpo ter aparecido”, ressalta.

CLIQUE AQUI e assista na íntegra à entrevista com o delegado Rodrigo Baptista Santos.

Delegado Rodrigo Baptista Santos: “Pelas circunstâncias que o crime ocorreu, pelo fato do corpo não ter aparecido e por toda a investigação que foi feita, foi o caso mais emblemático”

Em recente entrevista ao O Presente, o promotor Caio Santana Di Rienzo também falou sobre o caso. CLIQUE AQUI e confira.

Relembre o caso

A empresária rondonense Edna Storari, de 56 anos, foi dada como desaparecida no dia 27 de setembro de 2021 por uma das filhas. A mulher morava em Marechal Rondon há oito anos e suas duas filhas residem em Tapejara e Pérola do Oeste, no Paraná.

Tão logo o caso chegou à Polícia Civil, a situação foi tratada como desaparecimento. Contudo, com o andamento das investigações, passou a ser considerada um caso de feminicídio.

O companheiro da empresária rondonense está preso preventivamente desde 07 de outubro de 2021, assim como o filho dele e a filha dele, que foram detidos no dia 02 de dezembro daquele ano. O genro do principal acusado foi preso, mas atualmente responde em liberdade. O companheiro da empresária é investigado pelo crime de feminicídio e os filhos e genro por ocultação de provas e fraude processual. Edna e o homem não tiveram filhos juntos.

A empresária rondonense Edna Storari, de 56 anos, foi dada como desaparecida no dia 27 de setembro de 2021 por uma das filhas. Ela morava em Marechal Rondon há oito anos (Foto: Divulgação)

Investigação

Segundo o delegado Rodrigo Baptista Santos, o crime foi premeditado e as provas colhidas ao longo do inquérito direcionam para um caso bárbaro motivado possivelmente pelo fim do relacionamento e a divisão dos bens. “A nossa investigação desmentiu ponto a ponto os álibis apresentados pelo acusado”, pontua.

As investigações da Polícia Civil começaram sete dias depois do desaparecimento da empresária, que aconteceu no dia 20 de setembro de 2021. As diligências se prolongaram durante 75 dias e o inquérito foi concluído no dia 10 de dezembro de 2021.

Ao todo, mais de 20 pessoas foram ouvidas e diversos relatórios foram elaborados, além de perícias em telefones e perícias com luminol na residência da vítima. Áudios da vítima e filmagens de câmeras de segurança referentes à investigação foram divulgados durante uma coletiva de imprensa feita pelo delegado rondonense (clique e acesse a matéria).

As audiências de instrução foram concluídas em março de 2022 e, depois disso, a Vara Vara Criminal de Marechal Cândido Rondon decidiu pelo júri popular, devido às provas da materialidade e aos indícios de autoria. No entanto, a defesa dos réus recorreu de tal decisão e recentemente também fez o pedido de desaforamento do caso junto ao Tribunal de Justiça, o que deve ser julgado nos primeiros meses de 2023.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.