Copagril
Municípios Registro raro

Imagem histórica do dia em que o Rio Paraná secou viraliza nas redes sociais

Foto: Rotildo Brusniski

 

Uma imagem histórica e raríssima do dia em que o gigante Rio Paraná secou totalmente, devido ao fechamento das comportas da represa de Itaipu, entre 13 e 27 de outubro de 1982, viralizou nas redes sociais. A foto é de Rotildo Brusniski.

 

A Itaipu
A Usina Hidrelétrica de Itaipu (em castelhano: Itaipú , em guarani: Itaipu ) é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 e 1982, período em que ambos eram governados por ditaduras militares. O nome Itaipu foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção. Na família linguística tupi-guarani, o termo significa “pedra na qual a água faz barulho”, através da junção dos termos itá (pedra), i (água) e pu (barulho).[3]

Casa do Eletricista LORENZETTI

O reservatório da usina começou a ser formado em 13 de outubro de 1982, quando foram concluídas as obras da barragem e as comportas do canal de desvio foram fechadas. Nesse período, as águas subiram 100 metros e chegaram às comportas do vertedouro às 10 horas do dia 27 de outubro, devido às chuvas fortes e enchentes que ocorreram na época. Em 05 de maio de 1984, entrou em operação a primeira unidade geradora de Itaipu. As 20 unidades geradoras foram sendo instaladas ao ritmo de duas a três por ano.

 

O Presente

TOPO