Copagril
Municípios Último dia

Trabalho e Emprego: Pig Data discute o avanço da tecnologia e o conceito de indústria 4.0

Fotos: Divulgação

Quando o assunto é a tecnologia e seus avanços substituindo, ou, tomando os postos de trabalho das pessoas, a discussão se torna delicada. O tema entrou nos questionamentos do público presente ao painel Indústria 4.0 nesta quinta-feira (10), no Pig Data Convenção do Ecossistema de Inovação, que ocorre até esta sexta-feira (11), no Biopark em Toledo.

“É uma mudança grande e os robôs vem para melhorar o trabalho. Precisamos produzir mais com menos”, pondera Paulo Ricardo Braga da Prati Donaduzzi e Indústria 4.0 Brasil, um dos debatedores no painel. “Nós vemos uma forte mudança na empregabilidade. Todos convergem que, muitos trabalhos vão acabar e serão feitos por máquinas. As pessoas precisam ser qualificadas, frisa Jorge Augusto Pessatto Mondadori do Senai Londrina. Já Renato Guerreiro, coordenador do Centro de Referência IFPR-Biopark, opina que, na realidade, alguns trabalhos as pessoas já não querem mais fazer.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

A palestra “Oportunidades da Indústria 4.0”, com o professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Ponta Grossa, Marcelo Vasconcelos de Carvalho, chamou a atenção para o processo de evolução em tecnologia e inovação, “Hoje todo mundo tem sistema cyberfísico no celular. Ou seja, conseguimos influenciar o mundo físico, e tomar decisões, por exemplo”, ressalta.

Para Vasconcelos “estaremos na indústria 4.0 a hora que estivermos com o gêmeo digital implantado, ou seja, quando há análise dos produtos em tempo real e simultaneamente”.

Algumas dificuldades ainda são enfrentadas conforme Marcelo de Carvalho. “Temos uma grande geração de dados mas devemos saber como interagir com eles”, destaca.

 

ENCERRAMENTO

A pauta desta sexta-feira encerra o Pig Data, um dos maiores evento de tecnologia e inovação da região Oeste do Paraná. Cursos de robótica com Arduino e curso ChatBot, o painel Inovação Agro e a premiação do Festival Cosplay estão na programação do último dia, assim como a palestra ‘Agricultura Digital, com o professor Claudio Leones Bazzi. Além disso há desafio de drones mentorias.

A programação completa para esta sexta-feira pode ser conferida no site do evento em www.pigdata.com.br.

Com assessoria

TOPO