Fale com a gente

Paraná

Aulas nos cinco campi da Unioeste serão retomadas no dia 18 de março

Publicado

em

Em uma reunião realizada na manhã de hoje (13), o Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em Cascavel, no oeste do Paraná, definiu que as aulas na instituição serão retomadas a partir do dia 18 de março. Ontem (12), os servidores da Unioeste e do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HU) decidiram suspender a greve, que começou no dia 14 de fevereiro com a adesão dos trabalhadores ligados ao Sindicato de Docentes da Unioeste (Adunioeste). Já os funcionários que fazem parte do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos do Ensino Superior do Oeste do Paraná (Sinteoeste) paralisaram as atividades no dia 19 de fevereiro.

De acordo com a pró-reitora de graduação, professora Liliam Faria Porto Borges, o calendário acadêmico foi refeito de forma que os universitários não sejam prejudicados. Como a lei nos obriga a 200 dias letivos, a gente precisou empurrar o calendário e teremos o ano letivo terminando em oito de dezembro e depois exames e o encerramento final ficou para 22 de dezembro, explica a pró-reitora.

Os servidores voltaram ao trabalho nesta sexta-feira nas cinco unidades da instituição na região oeste e sudoeste. A gente retorna aos trabalhos organizando sobre tudo a secretaria acadêmica com o processo de finalização de matrículas e organização do espaço físico. Na quarta-feira aula normal para todo mundo, veteranos e calouros, afirma Liliam.

Com a paralisação, mais de 13 mil alunos ficaram sem aulas. Após a negociação com o Governo do Estado, os servidores votaram pela suspensão da greve, mas o estado de greve está mantido, o que significa que se o governo não cumprir as promessas feitas aos trabalhadores, a paralisação pode ser retomada, afirmou o Sinteoeste.

Copyright © 2017 O Presente