Fale com a gente

Paraná

Casa própria: um sonho real em Quatro Pontes

Publicado

em

 

Maria Cristina Kunzler/OP

Prefeito de Quatro Pontes, João Laufer: Daremos todo respaldo para que este projeto saia do papel. Há muitos anos é algo que vem sendo sonhado pela população

A conquista da casa própria é um sonho de toda família que precisa pagar mensalmente aluguel, mora de favor ou sequer tem onde morar. E essa é uma realidade para milhões de brasileiros. Enquanto alguns vislumbram em um futuro não muito distante ter um imóvel para chamar de seu, outros não veem essa perspectiva nem a longo prazo devido aos ganhos financeiros serem insuficientes para adquirir uma residência.

Apesar de índices invejáveis como na qualidade de vida, um dos grandes problemas hoje em Quatro Pontes é o setor de habitação. Em 2012 foi o último ano em que a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) registrou atualização cadastral de famílias que estão à espera de moradia no município. Por isso, os números hoje não são precisos, mas o prefeito João Laufer acredita que pode passar de 200 as famílias que ainda desejam ter a casa própria.

No entanto, esse déficit habitacional está a um passo de diminuir. Isto porque a prefeitura vem fazendo tratativas junto à Cohapar, desde o início do ano, para que o município seja contemplado dentro de algum programa da empresa paranaense.

A primeira ação concreta já aconteceu. O Poder Executivo pré-definiu uma área que deve ser adquirida para, em seguida, ser destinada para a construção de 50 unidades habitacionais. O valor a ser investido no imóvel, conforme o prefeito, é de aproximadamente R$ 750 mil e está localizado na saída para Toledo sentido BR-163, nas proximidades de outros loteamentos sociais.

Outra iniciativa considerada de extrema importância acontece hoje (31), às 19 horas, na Casa da Cultura, quando será realizada uma reunião aberta à comunidade. O encontro deve contar com a presença de integrantes da Cohapar, que explicarão os procedimentos, regras e critérios para o quatro-pontense que queira adquirir sua primeira moradia esteja apto para se enquadrar no projeto.

Na oportunidade, serão distribuídas senhas para posteriormente ser feito o cadastro, o qual acontece entre segunda (03) e sexta-feira (07), igualmente na Casa da Cultura. Daremos todo respaldo para que este projeto saia do papel. Há muitos anos é algo que vem sendo sonhado pela população, enaltece Laufer.

Conforme o mandatário, caberá à Cohapar e Caixa Econômica Federal definirem os futuros mutuários que serão contemplados no programa habitacional tendo como base critérios técnicos. Por parte da prefeitura, explica, deve ocorrer a aquisição da área e execução de toda parte de infraestrutura, como galerias de águas pluviais, asfalto e calçamento, por exemplo.

Investimento não para

Laufer comenta que a demanda por habitação é maior do que as 50 casas que serão inicialmente construídas. Por isso, ele enfatiza que concluído este primeiro projeto a equipe de governo vai se debruçar para que seja possível conquistar a edificação de outras unidades habitacionais, abrangendo mais famílias de Quatro Pontes. Vamos começar com 50 casas, mas sem dúvida vamos trabalhar em outro projeto relativo à habitação. Se anteriormente não havia interesse na construção de casas populares, no nosso governo há muito interesse em dar continuidade a este projeto que vai começar com 50 unidades habitacionais, declara, mencionando que o sonho logo deve se tornar realidade para estas famílias. São 50 famílias que deixarão de pagar o aluguel para pagar o financiamento da casa própria, cuja parcela é acessível, destaca.

 

Apoio

O prefeito enfatiza ainda a importância deste projeto. Como já fui vereador acompanho há anos que existe essa defasagem por casas populares. O que mais as pessoas pediam era ter um lugar para morar. Este foi um grande incentivo que recebemos para colocar este projeto à frente de outras iniciativas do governo municipal, pois recém estamos há três meses na prefeitura. A nossa administração será voltada à população e por isso a dedicação para que este projeto seja concretizado, salienta, lembrando que se trata de uma iniciativa que conta com total apoio da Câmara de Vereadores. Já havia pedidos de vereadores para que fosse firmada parceria visando à construção de casas populares. Com certeza a Câmara será parceira e qualquer projeto neste sentido terá agilidade no trâmite na Casa de Leis, conclui.

Copyright © 2017 O Presente