Fale com a gente

Paraná

Comércio de cidades do sudoeste do Paraná fecha as portas em protesto

Publicado

em

Isabeli Zucheli / RPC

Em Dois Vizinhos, comerciantes se uniram a caminhoneiros e professores em protesto na PR-281 na manhã de hoje

Comerciantes de vários municípios ligados à Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) fecharam as portas por duas horas na manhã de hoje (27) para protestar contra a alta carga tributária sobre os produtos e serviços. Os empresários reclamam ainda do descaso do governo com os vários setores da economia e da onda de corrupção pelo país.

Em Dois Vizinhos, um grupo de manifestantes fez uma passeata até a PR-281 na saída para São Jorge DOeste e se reuniu a caminhoneiros – que também protestam na região e bloqueiam a rodovia para veículos de cargas, com exceção das cargas vivas e perecíveis. Professores e funcionários da rede estadual de educação em greve também engrossaram o movimento pedindo melhorias na educação e o avanço nas negociações com o governo.

Há muito tempo estamos tendo que arcar com uma série de aumentos dos impostos que fazem a margem de lucro diminuir cada vez mais porque também não podemos repassar tudo ao consumidor. É tanto imposto que chega uma hora que não dá mais, comentou o presidente da Cacispar, Lindonês Colferai. Os governantes precisam parar de se preocupar com as próprias regalias e trabalhar para o povo, que foi quem os elegeu.

Segundo a coordenadoria no sudoeste, empresários de ao menos 15 municípios aderiram ao dia de mobilizações na região. O comércio ficou fechado das 8h às 10h em Flor da Serra do Sul, Mangueirinha, Marmeleiro, Dois Vizinhos, Capanema, Pranchita, Ampére, Renascença. Itapejara d’Oeste, Planalto, Santa Izabel do Oeste, Salto do Lontra, São Jorge do Oeste e Chopinzinho, que também abriu mais tarde na quinta-feira (26), a exemplo de Pérola d’Oeste. Em Palmas, a manifestação será das 17h às 18h. Houve protesto também em Capitão Leônidas Marques, no oeste.

Copyright © 2017 O Presente