Fale com a gente

Paraná

CRA-PR finaliza semana intensiva de fiscalização no Oeste

Publicado

em

 

Mirely Weirich/OP

Lilian da Mata Medeiros e Tiago Lima Germano são os representantes do CRA-PR que realizaram a Semana Intensiva de Fiscalização (SIF) no Oeste do Estado

 

Será finalizada amanhã (25), na região Oeste, a Semana Intensiva de Fiscalização (SIF) promovida pelo Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR). Desenvolvida em todo o Estado, o projeto objetiva realizar visitas de orientação em empresas públicas e privadas para exaltar a obrigatoriedade do registro profissional, bem como sobre o campo de atuação do administrador. Nem sempre a nomenclatura administrador é somente a função que o profissional pode exercer, muitas vezes em mais outras áreas da administração é obrigatório o registro, porque são atividades privativas do administrador, explica a supervisora do setor de fiscalização do CRA-PR, Lilian da Mata Medeiros.

Nas prefeituras, por exemplo, o Conselho visita o setor de recursos humanos, colocando-se à disposição para analisar cargos privativos do administrador, além de checar com o setor de licitação a regularidade dos cargos. Quando aberto um edital cujo objeto é da administração, o ideal é que a prefeitura solicite o registro do atestado de capacidade técnica da empresa registrada no Conselho, destaca. Uma situação que verificamos bastante e orientamos é que, quando as prefeituras abrem um edital para o cargo de assistente administrativo em que constam atividades privativas, não se pode colocar qualquer formação superior, tem que ser de administrador, complementa.

Nas empresas privadas, a equipe de fiscalização solicita aos responsáveis pelas áreas de administração para verificar possíveis irregularidades, além de observar a regularidade do registro dos coordenadores dos cursos de Administração nas faculdades e universidades que possuem o curso. Esta primeira visita está sendo baseada na orientação às empresas sobre as atividades privativas para que posteriormente façamos a fiscalização em si, ressalta Lilian.

De acordo com o fiscal do CRA-PR, Tiago Lima Germano, apesar de algumas cidades da região possuírem empresas maiores e indústrias passíveis da fiscalização do Conselho, na maioria dos municípios foram verificadas situações e repassadas orientações nas prefeituras acerca dos processos licitatórios, edital de concurso público, estágio e contratação de mão de obra terceirizada. Nas cidades que possuíam Fóruns, informamos sobre a profissão do perito administrador, pois assim como em outras profissões, quando o juiz vê a necessidade de um perito analisar a causa, se esta estiver na atividade de administração ele pode entrar em contato com o CRA-PR para solicitar os peritos da região, enfatiza.

Quando verificadas irregularidades tanto de pessoa física quanto jurídica, a ação do CRA-PR é notificar por meio de ofício e, caso o problema não seja regularizado, passa para intimação e auto de infração, podendo chegar à esfera jurídica.

 

Divulgação

Lilian destaca que o CRA-PR também realiza um trabalho de divulgação do órgão, já que não é a totalidade da sociedade que está habituada ao CRA da mesma forma que acontece com o CRM para os médicos, OAB para advogados ou o CREA para engenheiros. O administrador é uma profissão regulamentada, com atividades que são privativas. Aquele administrador que atua, por exemplo, na mesma função de outro profissional que não é registrado, pode se sentir prejudicado, além dessa pessoa que executa a atividade sem registro estar exercendo a profissão ilegalmente, diz.

 

Representante regional

Em Marechal Cândido Rondon, o CRA-PR está representado pelo administrador Douglas André Roesler, delegado titular que atua na fiscalização do exercício da profissão no município, além de dar encaminhamento para habilitar os administradores a exercerem com a carteira de identidade profissional.

Copyright © 2017 O Presente