Paraná

Governo libera custeio das universidades e terço de férias para professores

Divulgação

O governo vai liberar hoje os recursos de custeio das universidades estaduais do Paraná. O montante a ser liberado atenderá as necessidades de cada universidade. O governo também vai pagar o terço de férias dos professores e agentes universitários em parcela única já em março. As medidas foram asseguradas pelo governador Beto Richa (PSDB) durante reunião com os reitores das setes universidades estaduais e com os secretários João Carlos Gomes (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Mauro Ricardo (Fazenda). O governo vai atender as reivindicações da comunidade universitária e garantir o retorno das atividades, mesmo no momento de crise pelo qual passam o Estado e o País, afirmou Richa.

A avaliação da reunião com o governador é positiva. Tivemos bastante tempo de discussão, uma reunião demorada, pontual, que encaminhou soluções para cada uma das demandas. Todos os problemas estão, na proporção em que acontecem sendo resolvidos, afirmou o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público. As discussões feitas aqui dão conta que muitos avanços foram obtidos e que as universidades têm condições de retornarem à normalidade, afirmou Bona.

Por determinação do governador, a Secretaria da Fazenda abrirá o orçamento para liberar os recursos de custeio para iniciar as atividades letivas das universidades. Cada universidade está fazendo seu levantamento e amanhã, no período da tarde, a Fazenda irá liberar todos os recursos necessários para o seu funcionamento, disse o secretário João Carlos Gomes.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

Participaram da reunião os reitores Mauro Luciano Baesso (UEM), Carlos SantAnna Vargas (UEPG), Paulo Sérgio Wolff (Unioeste), Antonio Carlos Aleixo (Unespar), Berenice Quinzani Jordão (UEL) e Fátima Padoan (Uenp).

TOPO