Fale com a gente

Paraná

Licenciamento, DPVAT e taxas poderão ser pagos nos totens

Publicado

em

Detran

Licenciamento, DPVAT e taxas do Detran já podem ser pagos em alguns totens

Usuários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) em Curitiba e Londrina já podem pagar as guias de serviços de habilitação e veículos, licenciamento anual, seguro obrigatório e multas nos terminais de autoatendimento da autarquia, pelo cartão de débito do Banco do Brasil. A facilidade evita o deslocamento às agências e aos representantes bancários e, em breve, estará disponível para outras cidades do Estado.

Por enquanto, o pagamento em débito está disponível em oito equipamentos, mas já são 230 terminais instalados em todo o Paraná e todos deverão oferecer esta possibilidade. Também queremos que clientes de outros bancos credenciados ao Detran, como o Sicredi, Bancoob e Banco Rendimento possam usar a ferramenta, adianta o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.

Além de guias de pagamento dos serviços prestados pelo Detran e impressas pelo órgão, os usuários podem quitar documentos que são gerados no próprio totem, como a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CRLV, remarcação de exame teórico de direção e exame médico do condutor. Ao acessar o terminal, o usuário seleciona a opção pagar guia e após a inserção do número do processo uma tela para confirmação dos dados se abre. Depois, é só clicar em pagar, efetuar a transação bancária e retirar o comprovante de pagamento.

SERVIÇOS

Os 230 terminais já instalados, mesmo sem a função de pagamento com cartão de débito, permitem realizar a solicitação de serviços e impressão de guias e taxas, consulta à pontuação de CNH, consulta ao licenciamento anual, agendamento de curso de reciclagem, agendamento de exame médico, além da consulta de testes, recursos de multas e suspensão de CNH. Desde agosto de 2013, mais de 950 mil serviços foram realizados nos totens.

Os equipamentos fazem parte da plataforma Detran Fácil, que envolve ainda os serviços on-line, via internet e TV Digital. Desde 2011, mais de dois milhões de processos foram finalizados sem a presença do usuário nas unidades da autarquia.

CADASTRO

Em novembro de 2014 o Detran ampliou a gama de serviços on-line, incluindo no sistema Detran Fácil aqueles que exigiam comprovação de identidade. Com isso, já é possível fazer alteração de endereço, recurso de multas estaduais, recurso de suspensão e cassação de CNH e agenda de curso de reciclagem, sem precisar ir ao Departamento.

Para ter acesso às novas funções é preciso fazer um cadastro – uma única vez, em uma unidade física do Detran Paraná. O usuário pode iniciar o cadastro através do site, preenchendo seus dados. Após isso, comparecerá a uma Ciretran ou Posto Avançado para assinatura da autorização que permite o acesso ao banco de dados e o uso da aplicação, comprovando sua identidade. Em seguida, poderá usar os serviços e ter acesso às informações e solicitações via internet.

Copyright © 2017 O Presente