Fale com a gente

Paraná

Mesmo com ocupação de escolas, Inep confirma Enem no Paraná

Publicado

em

Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ser realizado no Paraná, mesmo que as escolas continuem ocupadas por estudantes. Até agora 250 colégios tomados, segundo balanço das 10h50,  incluindo três universidades, e o número não para de crescer. A afirmação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep. “Caso alguma escola onde será realizado o exame esteja ocupada nos dias das provas, o INEP tomará as medidas necessárias para garantir que nenhum inscrito no exame seja prejudicado”, diz a nota.  O Enem será realizado nos dias 5 e 6 de novembro.

A nota desmente o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni,  que falou da possibilidade de cancelar o Enem em um vídeo publicado por ele nas redes sociais na noite dessa quarta-feira (12). Veja o vídeo acima,

Ainda segundo Rossoni, o governo do Estado concorda que a reforma do Ensino Médio, da forma como foi editada via Medida Provisória e sem diálogo com as Unidades da Federação gera preocupação. Com isso, a Administração Estadual estaria empenhada em debater as mudanças propostas pelo governo Temer com a população e levar as sugestões feitas nos seminários que são realizados nesta quinta-feira (13) até o Congresso Nacional no dia 19

Os jovens são contra a reforma que prevê, entre outras coisas, mudanças da jornada diária de quatro para sete horas e a flexibilização da escolha das disciplinas. Eles protestam ainda contra a Proposta de Emenda à Constituição que prevê o congelamento dos gastos públicos por até 20 anos.

A greve dos professores é motivada pela insatisfação da categoria que reivindica a retirada das emendas da Lei de Diretrizes Orçamentarias do governo, que alteram a data-base da categoria e o pagamento de progressões. Os docentes ainda reclamam de demandas nacionais, como a Medida Provisória do Ensino Médio.

Copyright © 2017 O Presente