Fale com a gente

Paraná

Municípios do Oeste do Paraná recebem 133 novos veículos para a PM e Polícia Civil

Publicado

em

Feliphe Aires/Polícia Militar do Paraná

Trinta e duas cidades do Oeste do Paraná receberam na tarde desta quinta-feira (12) novas viaturas para auxiliar as Polícias Militar e Civil no combate à criminalidade e no trabalho da Polícia Científica. São 133 veículos novos entregues pelo secretário estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Fernando Francischini, e por representantes do Ministério da Justiça, na cidade de Foz do Iguaçu.

A entrega das viaturas faz parte do convênio Enafron II – uma iniciativa da União celebrada por intermédio da Secretaria da Segurança com as prefeituras. O acordo é uma das ações desenvolvidas para a efetivação do Plano Estratégico de Fronteiras, que visa o fortalecimento de prevenção, controle, fiscalização e repressão de crimes em fronteiras do país.

Foram entregues 59 caminhonetes Pick-Up Cabine Dupla e 36 motocicletas para a Polícia Militar – das quais 16 para o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e as demais para unidades de área. Também foram destinados sete veículos para a Polícia Civil e sete para a Polícia Científica nesta fase do convênio. Além disso, dentro do convênio, haviam sido entregues e estão em uso 24 viaturas da Polícia Civil e dez viaturas da Polícia Militar, destinadas às Agências Locais de Inteligência (ALIs).

EFICIÊNCIA – “Estamos empenhados em operacionalizar as ações de segurança de fronteira para tornar as operações policiais cada dia mais eficientes e precisas. Para isso, é de suma importância que equipemos nossas corporações em busca do melhor resultado, disse o secretário Francischini. Nossa intenção é evitar que armas e drogas, por exemplo, entrem pela fronteira com o Paraguai e cheguem aos grandes centros urbanos como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro”, explicou. Queremos fortalecer as polícias desta região para diminuirmos ainda mais a criminalidade, pois já registramos a queda de 25% no índice de homicídios em Foz na comparação de 2013 e 2014.

O subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Nerino Mariano de Brito, reiterou a atenção do governo estadual para com a fronteira. “Aqui está o portão do narcotráfico, que alimenta grande parte do nosso Estado e a região sudeste do Brasil. Há sim uma atenção especial por parte das forças policiais para com a região.

CIDADES Foram contempladas com novas viaturas as cidades de Barracão, Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Beltrão, Santa Helena, Umuarama, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Icaraíma, Céu Azul, Capitão Leônidas Marques, Lindoeste, Matelândia, Vera Cruz do Oeste, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Pato Bragado, Assis Chateaubriand, Palotina, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Terra Roxa, Capanema, Santo Antônio do Sudoeste e Ampére.

PARCERIA – O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, elogiou as ações do governo estadual e lembrou que a cidade tem uma das principais entradas do tráfico de drogas e armas. “Estes veículos chegam em boa hora, mostrando como funciona uma gestão integrada”, disse.

PRESENÇA – A solenidade teve a presença do delegado-geral da Polícia Civil, Julio Reis, e do comandante do 5º Comando Regional, coronel Waschinton Lee Abe, além de representantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, autoridades dos países fronteiriços, prefeitos e vereadores.

Copyright © 2017 O Presente