Fale com a gente

Paraná

PF mira em falsos acordos trabalhistas no interior do Paraná

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (14) a Operação Avidya para apurar a prática de reclamações trabalhistas simuladas na Vara do Trabalho de Irati. O esquema envolve uma empresa e escritórios de advocacia. Cerca de 40 policiais trabalham para cumprir oito mandados de busca e apreensão em Curitiba,  emitidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Grossa.

As investigações começaram após a Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, em Curitiba descobrir 602 reclamações trabalhistas simuladas em Irati, relacionadas a uma empresa de logística e um sindicato de trabalhadores de empresas ferroviárias.

Segundo a Polícia Federal, os escritórios de advocacia, um representando os trabalhadores e o sindicato, e outro a empresa de logística, que tramaram ardilosamente dar quitação a centenas de contratos trabalhistas de empregados direitos e terceirizados da aludida empresa, propondo reclamatórias simuladas em que foram homologados acordos com valores irrisórios, lesando centenas de trabalhadores”.

O nome Avidya, dado à investigação policial, sintetiza a condição dos envolvidos nos fatos, pois, a palavra em sanscrito, antigo dialeto da Índia, significa ignorância, falta de discernimento, ou seja, incapacidade de compreender situações, de separar o certo do errado.

Copyright © 2017 O Presente