Fale com a gente

Paraná

Região de Cascavel ganha novo serviço de atendimento de saúde mental

Publicado

em

Divulgação

O Governo do Estado inaugurou ontem (03), em Cascavel, a quinta unidade do Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná (SIMPR), um espaço especializado no atendimento às pessoas com sofrimento, transtorno mental e dependência química. A implantação do novo serviço é a grande aposta do governo estadual para fortalecer a rede de saúde mental na região, que reúne 25 cidades e 536 mil habitantes.

A unidade de Cascavel funcionará a partir de segunda-feira (9) em um antigo seminário de 30 mil m², no bairro Braz Madeira, que foi inteiramente reformado para oferecer conforto e segurança aos pacientes. Além do prédio de atendimento clínico e acolhimento (2 mil m²), os pacientes terão à disposição duas quadras poliesportivas, cancha de bocha, pista de caminhada, bosque e pomar.

Este é mais um exemplo das ações do governo para promover a interiorização e a regionalização da saúde. Este centro é uma experiência inovadora no tratamento da saúde mental e atendimento de dependentes químicos. Fruto da boa parceria com Estado com os municípios, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Para o secretário chefe da Casa Civil do Paraná, Eduardo Sciarra, são ações como essa que mostram como o governo dá atenção prioritária à saúde. Estamos aqui para celebrar este importante investimento do Estado, município e governo federal, cientes de que o papel do governo é levar serviços de qualidade à população, afirmou Sciarra. A saúde é um exemplo de bons indicadores, com resultados que podem ser medidos, disse ele.


REFERÊNCIA

De acordo com o prefeito de Cascavel, Edgard Bueno, a abertura da unidade representa um dos maiores avanços conquistados para a saúde pública da região nos últimos anos. Ele afirmou que o enfrentamento dos problemas decorrentes por conta do uso de drogas é um dos principais desafios da atualidade.

Edgar Bueno, destacou a criação da Secretaria Municipal Antidrogas para dar suporte às famílias que têm dependentes químicos ou doentes mentais. A Clínica tem importância fundamental para a vida das pessoas. Não tem nada parecido no Brasil ao que estamos abrindo aqui hoje, disse o prefeito.

A importância do novo centro para a população da região foi destacada, também, pelo prefeito de Assis Chateaubriand e presidente da Associação dos Municípios do Oeste (AMOP), Marcel Micheletto, e pelo prefeito de Diamante do Sul e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste DO Paraná (Cisop), Darci Tirelli.

”Este será um local de referência para tratamento de pessoas com dependência. A associação, o governo e o município de Cascavel fizeram um grande esforço, mas que vai valer a pena porque temos certeza da qualidade da assistência que será prestada, afirmou Tirelli.

Copyright © 2017 O Presente