Fale com a gente

Paraná

Saúde distribui 500 mil preservativos e oferta testes de HIV e hepatites

Publicado

em

Kássio Pereira/SESA

O Governo do Paraná está ampliando o número de postos de atendimento que oferecem os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C

 

Distribuição de 500 mil preservativos, blitz educativa e oferta de testes rápidos são algumas das ações feitas no Paraná nesta semana para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST). A mobilização faz parte da campanha do Governo do Estado que, em parceria com os municípios, quer alertar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce das DST durante e depois do carnaval.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Eliane Chomatas, o público-alvo da campanha são os jovens de 15 a 29 anos. Temos registrado um aumento significativo no número de casos de HIV e hepatites nesta faixa etária. Por isso, queremos direcionar o trabalho de conscientização principalmente para este público, disse Eliane.

No Litoral, os dois hospitais de campanha montados em Guaratuba (Praia Central) e Matinhos (Caiobá) funcionarão normalmente de quinta-feira (12) até quarta-feira (18). Quem quiser poderá fazer gratuitamente os testes rápidos para o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C.

O procedimento é simples e necessita de apenas algumas gotas de sangue retirada do dedo da pessoa. O resultado leva 30 minutos para ficar pronto. Caso o exame dê positivo, o paciente recebe toda a assistência necessária para começar o tratamento na unidade de referência mais próxima de sua casa.

À noite, as ações educativas serão concentradas nas principais festas de carnaval do Estado. Equipes de saúde vão distribuir preservativos e orientar os foliões sobre como evitar a transmissão de doenças.

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Controle das DST, Aids e Hepatites Virais, Francisco dos Santos, o trabalho é intensificado nesta época porque o carnaval é considerado um período de risco para novas infecções. O apelo sexual das festas, aliado ao consumo de bebidas alcoólicas, podem deixar as pessoas mais vulneráveis às formas comuns de transmissão, como o sexo sem preservativo, explica Santos.

Atividades já estão programadas para os dias de folia em Antonina, Paranaguá, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. O objetivo é orientar as pessoas que aproveitarão os desfiles de blocos e escolas de samba, além dos trios elétricos da Matimbanda, da Caiobanda e da Banda de Guaratuba.

No interior do Paraná, ações educativas também serão feitas pelas equipes de saúde com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos das DST. As equipes vão estar em parques, praças, calçadões, semáforos e balneários da costa Oeste.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

 

VEJA AS AÇÕES PROGRAMADAS PARA O CARNAVAL

 

 

20ª REGIONAL DE SAÚDE TOLEDO

Diamante DOeste

12/02 palestra na unidade de saúde com distribuição de preservativos e realização de testes rápidos.

13/02 blitz na avenida central com distribuição de materiais educativas e preservativos.

Guaíra

12/02 ações educativas em aldeias indígenas, com testes rápidos e orientações sobre prevenção.

13/02 – blitz educativa na Avenida Central.

Marechal Cândido Rondon

13/02 – panfletagem e entrega de preservativos nos semáforo, portal da cidade e comércio. Intensificação da divulgação e execução dos testes rápidos nas unidades de saúde.

Maripá

13/02 palestras em empresas para esclarecer os temas relacionados a Campanha de Carnaval e distribuição de preservativos.

Mercedes

Até 13/02 – exposição de banner educativo no centro de saúde, distribuição de material com orientações, panfletagem nos dias dos jogos do Verão Paraná. Também haverá distribuição de preservativos em pontos estratégicos da cidade.

Quatro Pontes

13/02 – blitz educativa com entrega de materiais educativos, preservativos e outros brindes como porta-preservativo e lixeira para carro na Avenida Presidente Epitácio. Também será possível fazer o agendamento de teste rápido na unidade de saúde.

Santa Helena

12/02 blitz educativa nas principais ruas e avenidas do município.

21/02 – panfletagem e distribuição de preservativos no centro de informações da praia e nas festas de carnaval.

São Pedro do Iguaçu

Até 17/02 – serão distribuídos kits com folderes e preservativos nos dias de desfile dos blocos carnavalescos.

21ª REGIONAL DE SAÚDE TELÊMACO BORBA

Telêmaco Borba

Até 13/02 palestras, panfletagem e distribuição de preservativos nas unidades de saúde e no Centro de Atenção Psicossocial. Também haverá ação educativa na praça central da cidade.

Copyright © 2017 O Presente