O vereador Arion Nasihgil apresentou, na sessão desta semana da Câmara Municipal, requerimento endereçado à Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), solicitando que a mesma desenvolva um novo programa de construção de casas populares urbanas em Marechal Cândido Rondon.
Segundo ele, isso é necessário tendo em vista que centenas de famílias rondonenses ainda sonham com a casa própria. “Muitas necessitam de programas habitacionais como aqueles desenvolvidos pela Cohapar para que possam atingir seus objetivos e realizar o sonho da casa própria”, expõe o vereador.
Ele lembrou que, em Marechal Rondon, o último programa ocorreu em 2019, quando da construção do Residencial Sol Nascente, que proporcionou a distribuição de 100 unidades habitacionais para pessoas de baixa renda.
Em outra proposição, esta apresentada à Secretaria Municipal de Saúde e diante do problema que mais uma vez preocupa os rondonenses, devido ao aumento de casos, Arion sugeriu que a administração municipal divulgue semanalmente boletim informativo sobre o total de munícipes diagnosticados com dengue, incluindo também o número de casos suspeitos, bem como as regiões e bairros com maior incidência.
“A sugestão tem como objetivo dar mais transparência aos números da saúde pública de Marechal Cândido Rondon, garantindo um maior controle social nesta fase quando a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, encontra-se próxima de tornar-se uma epidemia. Ademais, a divulgação dos números auxilia na conscientização da população quanto a tomada de medidas mitigadoras da proliferação do mosquito transmissor”, defendeu ele.
Ainda, em proposição conjunta com Carlinhos, o vereador Arion apresentou pedido para que a prefeitura subsidie serviço de transporte coletivo entre o distrito de Novo Horizonte e a sede municipal, através da concessão de linha de ônibus.
“Moradores daquela comunidade do interior reclamam há bastante tempo da ausência de transporte coletivo regular entre a sede distrital e a cidade de Marechal Cândido Rondon. Isso traz diversos prejuízos, notadamente para aqueles que não possuem um meio próprio de locomoção. Diante disso pleiteamos a implantação do serviço, inclusive mediante concessão de subsídio às empresas de transporte, se necessário for”, defenderam Arion e Carlinhos.
Com assessoria