Fale com a gente

Poder Legislativo Pedido de apoio

Coofamel apresenta projeto de expansão do beneficiamento de mel em Marechal Rondon

Publicado

em

Wagner Gazierro, presidente da Coofamel, na tribuna popular (Foto: Cristiano Viteck)

O presidente da Cooperativa Agrofamiliar Solidária – Coofamel, Wagner Gazziero, participou ontem (03) da sessão da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon. Ele usou a tribuna popular para apresentar e pedir o apoio do Poder Legislativo ao projeto de ampliação da unidade de beneficiamento de mel e cera de abelha que a cooperativa mantém no município.

Atualmente, a estrutura da unidade conta com apenas 80 m². A intenção é aumentá-la para 440 m². Assim, a Coofamel terá capacidade para expandir sua produção, gerando mais empregos e renda no município. Em julho, a diretoria da cooperativa apresentou o projeto ao prefeito Marcio Rauber e solicitou o apoio da Prefeitura.

A estimativa é que com a nova estrutura, no primeiro ano a geração da renda bruta da cooperativa em Marechal Cândido Rondon tenha um acréscimo de R$ 800 mil, para alcançar cerca de R$ 1,2 milhão após o terceiro ano de atividade.

 

Produtos de excelência

Fundada em 2006, a Coofamel hoje atua em 52 municípios do Oeste paranaense. Além de Marechal Cândido Rondon, ela conta com unidades de beneficiamento em Terra Rosa e Santa Helena e outras 21 unidades de extração de mel em propriedades de cooperados.

De acordo com Wagner Gazziero, a cooperativa possui 264 associados e pretende ser referência nacional na comercialização dos produtos de excelência da agricultura familiar até 2022. A Coofamel conta com um mix de 18 produtos com inspeção federal e que chegam aos consumidores finais através de supermercados, panificadoras e mercearias de nove Estados brasileiros, além de Estados Unidos e Canadá.

A meta de coleta para este ano é de 200 toneladas de mel. O desafio, segundo o presidente da cooperativa, é aumentar o beneficiamento do produto, pois, até então, a maior parte ainda é comercializada a granel, o que resulta em pouco valor agregado.

Entre os novos produtos que devem ser lançados em breve é o blister de mel, para atender principalmente a rede hoteleira, além da cerveja e vinho de mel.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente