Fale com a gente

Poder Legislativo Contratação de serviços

Moacir Froehlich sugere desbaste de tocos de árvores para melhorar trafegabilidade e visual do centro rondonense

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Em indicação apresentada na sessão de segunda-feira (30) do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, o vereador Moacir Froehlich (MDB) sugere que o Executivo municipal, através do setor competente, inicie tratativas internas visando abrir um novo procedimento licitatório para contratação de serviços terceirizados de desbastes/destoca de tocos de árvores, já que a vigência da licitação anterior expirou.

“A medida é necessária, tendo em vista que o desbaste de tocos melhora consideravelmente as áreas destinadas ao passeio público, uma vez que elimina muitos empecilhos para os pedestres”, menciona.

De acordo com o vereador, a área central da cidade conta com cerca de 160 tocos de árvores. “Apresentamos na sessão de segunda-feira fotos dos tocos das árvores que foram retiradas da área central da cidade para que todos os vereadores, a plenária e as pessoas presentes pudessem visualizar. Levantamento feito pela minha assessoria indicou que temos em torno de 160 tocos de árvores que foram cortadas. Fui questionado, “mas Moacir, o senhor foi prefeito e já tinha tocos? Sim, de fato. Mas passados alguns anos avançou muito o processo de retirada das árvores antigas, por vários motivos. Primeiro que os cupins e outros patógenos continuaram atuando sobre essas árvores que já são antigas. Nos frequentes temporais muitas delas caem e causam danos principalmente na rede elétrica, e a Copel é uma questionadora do município em relação à arborização. Cai a luz, cobra-se a Copel, e a Copel diz: e as árvores? Muitas árvores são inadequadas, estão altas, velhas e podres. Então entra o outro lado da questão. As pessoas querem e precisam usar as calçadas, mas temos muitas calçadas levantadas, lajotas deslocadas e não niveladas. Sem falar que temos também um grande número de pessoas de idade e com dificuldade de locomoção, bem como ciclovias que estão bastante danificadas por conta dessas raízes que levantaram através dos anos e outros percalços. Além de tudo, deixa o visual muito feio”, destaca o vereador.

Froehlich diz que o centro da cidade está feio por conta de tantos tocos de árvores e calçadas danificadas. “As fotos estão aí para comprovar. Muitas vezes, no dia a dia, andamos de carro e não percebemos isto porque há muitos veículos estacionados que tiram a visão, mas se passarmos num sábado à tarde ou num domingo de manhã na área central da cidade é possível ver que o visual não está bonito. E nós queremos o contrário, então estamos indicando isso até para lastrear a indicação que fizemos na sessão do dia 08 de abril para que o município volte a contratar uma empresa para fazer os desbastes destes tocos. Tirando-os já se tem uma condição muito melhor de uso desses passeios e ciclovias”, ressalta, ampliando: “Aí depois faz-se o conserto das calçadas e ciclovias e mais para frente o plantio de arbustos adequados”.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente