Poder Legislativo Estiagem prolongada

Moacir protocola ofício solicitando decretação de situação de emergência em Marechal Rondon

Foto: Divulgação

O vereador Moacir Froehlich protocolou na manhã desta quinta-feira (23), na Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, um ofício  destinado ao prefeito Marcio Rauber, que também é presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil, solicitando que o município decrete situação de emergência diante do período prolongado de estiagem.

“O município está passando por um período prolongado de estiagem, o que necessita providências e ações do Poder Público para auxílio aos produtores rurais. Sendo assim, sugerimos uma articulação da municipalidade”, ressalta o edil.

Casa do Eletricista VERÃO 2022

O pedido para decretação de situação de emergência, conforme Froehlich, está baseado nos seguintes fatos: “algumas regiões do município tiveram menos de dez milímetros de chuvas nos últimos 50 dias, sendo que a média de precipitações neste mês de dezembro não passa de três milímetros; o município passa pelo segundo ano de safras de grãos afetadas pela baixa pluviosidade, sendo que a safrinha também foi afetada por geadas; os produtores de leite estão sendo afetados pela falta de pastagem e sem condições de produção de silagem de milho de qualidade em função do baixo desenvolvimento do milho; baixa oferta de feno e silagem para comercialização na região e o que têm disponível é de alto custo, o que inviabiliza a produção leiteira em muitas
propriedades no município; alta procura por acionamento de seguro rural ou Proagro pelos produtores que têm financiamento de custeio de lavouras, onde a estiagem está afetando a produtividade de soja e milho; a frustração da safra de milho e soja não oferece perspectivas de renda aos produtores, o que irá comprometer a capacidade de pagamento de parcelas futuras
referentes a investimentos realizados nos últimos anos; e a perspectiva de continuidade de baixa pluviosidade nas próximas semanas pode afetar o abastecimento de água no interior do município, sendo que a municipalidade pode demandar auxílio estadual ou federal para distribuição de água”.

Nied 2022 – Padrão

O ofício protocolado por Moacir Froehlich também é assinado pelos vereadores Arion Nasihgil, Claudio Köhler (Claudinho), Iloir de Lima (Padeiro), João Eduardo dos Santos (Juca). Clique aqui e confira o documento na íntegra.

CombateMax – Normal

 

Vereador Moacir Froehlich protocolou na manhã desta quinta-feira (23), na prefeitura, ofício solicitando que o município decrete situação de emergência diante do período prolongado de estiagem (Foto: Divulgação)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Grupo Costa Oeste 2021
TOPO