Fale com a gente

Poder Legislativo Faculdades da região

Pohl e Adelar sugerem subsídio para transporte de universitários rondonenses

Publicado

em

Vereadores Ronaldo Pohl e Adelar Neumann: “Auxílio amenizaria o impacto econômico na vida dos estudantes, além de incentivar a continuidade dos estudos” (Foto: Cristiano Viteck)

Em indicação apresentada na sessão de ontem (07), os vereadores Ronaldo Pohl e Adelar Neumann propõe à administração municipal que subsidie os custos de transporte aos rondonenses que cursam ensino superior em faculdades nos municípios de Toledo, Cascavel, Palotina e Guaíra. Segundo eles, esta é uma antiga reivindicação de centenas de acadêmicos, tendo em vista o pesado custo do transporte pago por eles mensalmente.

“O auxílio amenizaria este impacto econômico na vida dos estudantes, além de incentivar a continuidade dos estudos”, afirmam os vereadores.

A sugestão é criar um programa municipal em que a Prefeitura repasse este auxílio mensalmente ou em parcela única. Neste último caso, em forma de reembolso, mediante a apresentação dos comprovantes de pagamento do transporte realizados pelos estudantes nos últimos seis meses.

“O município não deveria utilizar a ‘desculpa’ de que conta com um campus da Unioeste e uma faculdade particular para negar a concessão deste auxílio, já que vários municípios da região concedem esta vantagem, como é o caso de Santa Helena”, concluem Pohl e Adelar.

Em outra indicação, Pohl solicita à Prefeitura a construção de banheiros na Praça Dealmo Selmiro Poersch (Praça da Católica). A falta destes, afirma, tem gerado vários transtornos à comunidade, especialmente após a instalação do novo parquinho infantil, que ampliou sensivelmente o número de frequentadores da referida praça.

Já em requerimento, Pohl pede informação do Executivo Municipal sobre se haverá cobrança ou não dos proprietários de imóveis dos loteamentos Paineiras, Neumeister, Amazônia, Araucária, Vitória, São Francisco, Augusto I e II, São Mateus, Laureth, Rainha e Flórida, em razão do anúncio de melhorias com recape asfáltico, através de recursos oriundos de financiamento junto ao Governo do Paraná. Caso a melhoria seja cobrada, a Prefeitura deve informar ao Poder Legislativo como ela acontecerá e qual o valor aproximado.

Por sua vez, Adelar Neumann, também em requerimento, propõe ao governo municipal que formalize parceria com a Itaipu Binacional, ou mesmo com os governos Estadual e Federal, visando a liberação de recursos para aquisição e repasse de um distribuidor de esterco líquido à Associação de Moradores da Linha Arara. “Este é um pedido dos produtores rurais, já formalizado através do Requerimento nº 033/2017, de 13 de fevereiro de 2017. Por alguma razão, não foi possível o seu atendimento, razão pelo qual este vereador julga importante a apresentação desta nova solicitação”, finaliza Adelar.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente