Fale com a gente

Policial

Helicóptero será usado em ações policiais e de resgate no Paraná

Publicado

em

O Paraná passa a ter mais uma aeronave para ajudar no combate à violência e no socorro a vítimas de desastres naturais. A máquina é a primeira no Brasil fabricada e montada especificamente para ações de resgate e missões policiais. De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, o helicóptero será usado em uma das cinco bases operacionais para ações de socorro, resgate, polícia e fiscalização, anunciadas pelo governador Beto Richa durante o lançamento do programa Paraná Seguro.

O programa traça diretrizes para melhorar a segurança dos paranaenses. O secretário esteve no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (22) para conhecer o helicóptero, e disse que a aeronave será utilizada pelo Graer, Grupamento Aeropolicia de Resgate Aéreo, que é subordinado à Secretaria de Estado da Segurança Pública. Está em estudo a localização das bases operacionais, que serão distribuídas no território paranaense. Modelo EC130, o helicóptero foi fabricado pela empresa brasileira Helibras e está exposto na 11ª Feira Internacional de Tecnologia e Produtos para Segurança Pública, no Rio de Janeiro, e chegará ao Paraná nos próximos dias. Reinaldo de Almeida Cesar afirmou que o ingresso deste novo equipamento na estrutura da nova viação operacional da Secretaria de Segurança Pública será de grande valia para o trabalho que vai fazer no Estado, considerando que será utilizado em missões de socorro, resgate, salvamento, fiscalização e policiamento.

O presidente da Helibras, Eduardo Marson Ferreira, destacou o pioneirismo do Estado ao adquirir uma aeronave específica para os trabalhos policiais e de resgate. Também estavam presentes na apresentação do helicóptero o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Teodoro Scheremeta; o subcomandante-geral da PM, coronel Júlio Ozga Nóbrega; e o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Hércules William Donadelo. De acordo com o comandante do Grupamento Aeropolicial de Resgate Aéreo, Orlando Artur da Costa, o processo de compra começou em 2009 e a licitação foi concluída em maio do ano passado, com pregão presencial.

O valor pago pela aeronave foi de 6 milhões e 935 mil reais. Reinaldo de Almeida Cesar também participa, no Rio de Janeiro, da 40ª Reunião do Colégio de Secretários de Segurança Pública, realizada pelo Ministério da Justiça e com a participação da ministra da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Regina Mikki. Segundo ele, estão sendo apresentadas propostas de lei para garantir mais segurança nos Estados que fazem fronteira com outros países. O próximo encontro será realizado em Foz do Iguaçu, daqui a dois meses.

Copyright © 2017 O Presente