Copagril
Policial

PRF reforça segurança para a 28ª Jornada Mundial da Juventude

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta segunda-feira (15) o reforço da fiscalização nos postos de fronteira de Foz do Iguaçu. A ação faz parte da ‘Operação Rota de Fé’ que tem como objetivo garantir a segurança dos peregrinos que participarão da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho.

A polícia estima que mais de 25 mil ônibus estrangeiros circulem pelas estradas brasileiras durante o evento que terá a presença do Papa Francisco. Somente por Foz do Iguaçu, a PRF calcula que entrem cerca de cinco mil ônibus vindos principalmente do Paraguai, da Argentina e do Chile.

Casa do Eletricista folha LORENZETTI

Ao ingressarem no país, os veículos serão vistoriados e terão os documentos e as condições conferidas pelos patrulheiros. Na tríplice fronteira, o trabalho terá o auxílio de um aparelho de escâner especial que faz imagens do interior dos veículos à distância. Um helicóptero e 300 patrulheiros permanecerão na região até o fim da JMJ.

Segundo o inspetor da PRF, Wilson Martinez, o controle intensificado nas rodovias visa, entre outros, evitar que ônibus clandestinos coloquem em perigo a vida dos peregrinos estrangeiros e das pessoas que estiverem trafegando pelas estradas do país durante a Jornada Mundial da Juventude.

Além das regiões de fronteira, barreiras de controle também estão sendo montadas nas divisas com os estados e nas regiões metropolitanas de todas as capitais brasileiras. A fiscalização conta com o apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

TOPO