Fale com a gente

Policial

Taxa de homicídios cai 27% em todo o Paraná

Publicado

em

O número de homicídios dolosos – quando há intenção de matar – caiu 27% no Paraná nos primeiros seis meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2010. Foram registradas 1.316 ocorrências neste ano, contra 1.795 em 2010. No último mês de junho foi registrada a menor taxa de homicídios no Estado desde que o índice começou a ser computado, em 2007, com 170 mortes.

No comparativo entre os primeiros semestres de 2013 e do ano passado, a queda também é significativa, chegando a 17%. Foram 262 crimes a menos de um ano para o outro. As informações são do levantamento oficial realizado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública e foram divulgadas ontem (11).

“Os números revelam que a política de segurança pública que adotamos mostra resultados. Temos metas ousadas dentro do programa Paraná Seguro e queremos alcançá-las”, disse o governador Beto Richa. “Para isso fizemos a maior contratação de policiais da história do Paraná e investimos muito na estruturação das forças de segurança”, completou.

O secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, explica que a taxa de homicídios é o principal indicador utilizado para medir a eficiência de ações na área da segurança pública. Ele ressaltou que a redução de 262 crimes, no comparativo entre os primeiros semestres de 2012 e 2013, é como se todo o Estado tivesse ficado um mês inteiro sem que ocorressem homicídios.

Mantendo como parâmetro os mesmos períodos, os números da Segurança Pública mostram queda nos registros de homicídios nas cidades de Londrina (41%), Cascavel (13%), Ponta Grossa (22%) e Foz do Iguaçu (35%). Maringá foi o único grande município em que não houve redução.

“É o resultado de um conjunto de ações promovidas pelas unidades da Segurança Pública, como operações sistemáticas, grandes apreensões de droga (principalmente na região de fronteira), a implantação de UPS em áreas mais sensíveis e também a elucidação de crimes, com a prisão de homicidas e traficantes”, afirma o secretário da Segurança Pública.

No ano passado, o governador Beto Richa autorizou a contratação de 3.127 novos policiais, que já foram distribuídos pelo Estado para reforçar os efetivos da Polícia Militar e da Polícia Civil e autorizou concurso público para a incorporação de aproximadamente 4.500 novos policiais. Além disso, o governo estadual adquiriu 1.220 novas viaturas e fez grandes investimentos na melhoria da estrutura de segurança pública.

Copyright © 2017 O Presente