Fale com a gente

Política

Aécio Neves é pressionado a voltar a morar em Minas Gerais

Publicado

em

Divulgação

Pressionado por aliados a menos de dois anos das próximas eleições, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) decidiu ampliar sua presença em seu berço eleitoral, Minas Gerais, numa tentativa de aplacar a cobrança por voltar a viver no Estado e reverter o histórico de derrotas que seu grupo local acumula desde 2014.

Uma fase de imersão entre os mineiros começou a ser ventilada pelo próprio senador, em uma reunião com aliados, ainda em dezembro, numa tentativa de acalmar as expectativas de seu grupo.

Aécio é cobrado a voltar de vez a Minas, especialmente para intensificar o contato com os 853 prefeitos do Estado e “reavivar o legado” que sua gestão como governador (de 2003 a 2010) deixou. Há, entre os aliados, a esperança de que ele volte a morar em Belo Horizonte ainda este ano, mas o “dia da volta” do senador ainda não se concretizou. Ele não bateu o martelo sobre uma mudança em definitivo.

Quando governador, Aécio sempre foi criticado pela oposição por passar os finais de semana fora de seu Estado, no Rio de Janeiro. Em setembro de 2015, reportagem da Folha de São Paulo mostrou que ele usou aeronaves do Estado para ir 124 vezes ao Rio entre 2003 e 2010. Depois de deixar o governo, Aécio se mudou para o Rio e, em 2014, numa tentativa de facilitar as articulações de sua candidatura presidencial, foi para Brasília com a família: a mulher, Letícia, e seu casal de gêmeos.

A mudança acabou ampliando a sensação do eleitorado de que ele se ausentou por completo de Minas, relatam amigos. Isso somado aos últimos resultados alcançados no Estado – Aécio perdeu a eleição presidencial, seu candidato a governador não se elegeu e, por último, em 2016, sua aposta para a prefeitura de Belo Horizonte não vingou ampliou o anseio de um retorno do mineiro às origens.

Na tentativa de equilibrar as expectativas, o senador tucano decidiu intensificar a agenda em em seu berço eleitoral desde já. Neste sábado (14), ele irá ao Estado e confirmou que fará uma grande agenda em municípios do Triângulo Mineiro neste mês. Por fim, Aécio pediu que sua tropa agendasse uma série de encontros regionais no Estado.

Copyright © 2017 O Presente