Fale com a gente

Política

Arion cobra início do funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

Publicado

em

Cristiano Viteck
Vereador Arion Nasihgil

O vereador Arion Nasihgil apresentou requerimento na sessão de ontem (13) da Câmara de Marechal Cândido Rondon. Ele questiona o Executivo Municipal sobre quando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), obra que já está concluída, entrará em funcionamento. O vereador também pede informações sobre atual estado da UPA, devendo ser informado, de maneira detalhada, quais equipamentos estão lá instalados e aqueles que ainda necessitam ser adquiridos, bem como se existem servidores para atender a população e, em caso negativo, quais necessitam ser contratados. Solicita-se também a definição de um prazo para o início das suas atividades.

No mesmo requerimento, Arion questiona a Prefeitura sobre a implementação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) nas unidades de saúde do município. Ele explica que o vencimento do prazo para instalação do PEC ocorreu em 10 de dezembro de 2016. Como se trata de uma exigência do Ministério da Saúde para que o município continue recebendo verbas do SUS, o vereador pede que seja informado se a Prefeitura já dispõe do sistema ou se há previsão da realização de procedimento licitatório para a compra dos equipamentos necessários e para a capacitação dos servidores que irão operá-lo.

Em outro requerimento, Arion solicita apoio da deputada federal Leandre dal Ponte para que empenhe esforços junto ao Ministério da Saúde visando a liberação de uma cota maior de exames de ressonância magnética via SUS aos moradores de Marechal Cândido Rondon. O vereador justifica o pedindo embasado no último Censo do IBGE, que indica que o município tem mais de 50 mil habitantes. Consequentemente, a demanda pela saúde pública tem aumentado consideravelmente. Não obstante, o Ministério da Saúde disponibiliza, mensalmente, apenas 17 ressonâncias magnéticas, o que gera filas de espera que ultrapassam meses, prejudicando a saúde dos rondonenses e, por consequência, aumentando os custos para a administração pública, lamenta.

Já por meio de indicação, Arion sugere que a Prefeitura adquira mudas da espécie crotalária para cultivo no Horto Municipal, arborização das vias públicas e distribuição aos munícipes, já que a mesma auxilia no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus.

Copyright © 2017 O Presente