Fale com a gente

Política

Blairo Maggi anuncia intervenções em superintendências da Agricultura

Publicado

em

Divulgação
Ministro da Agricultura, Blairo Maggi

O ministro Blairo Maggi decidiu realizar intervenções nas superintendências do Ministério da Agricultura no Paraná e em Goiás. Ao Blog do Camarotti, ele justificou a medida sob o argumento de que é necessário uma apuração profunda dos esquemas identificados pela Polícia Federal na Operação Carne Fraca, desencadeada na última sexta-feira (17).

Blairo Maggi afirmou que vai nomear para o comando das superintendências servidores públicos sem vínculos políticos dos dois Estados. “Vou levar servidores de fora para Goiás e Paraná, e, se precisar, para outros estados também. É preciso uma intervenção para ser ter uma visão isenta do que está acontecendo nesses locais”, disse.

Segundo o ministro, se forem identificadas suspeitas de irregularidades em outros Estados, também haverá intervenção como em Goiás e no Paraná. “Aqui é corte raso”, declarou. “Até porque sempre há disputa política nos estados. Por isso, é preciso colocar um funcionário público sem vínculos locais”, comentou Maggi.

Nesta segunda-feira (20), o “Diário Oficial da União” publicou a exoneração dos superintendentes Gil Bueno, do Paraná, e Julio Cesar Carneiro, de Goiás, indicados por PP e PTB, respectivamente.


China
Maggi manifestou otimismo com a videoconferência na noite desta segunda-feira entre técnicos do ministério e autoridades chinesas. A China decidiu reter nos portos do país a carne importada do Brasil até que receba esclarecimentos sobre a condição sanitária desse produto.

“Estou otimista que depois dessas explicações, a carne brasileira poderá ser desembaraçada [liberada] na China”, afirmou. “Neste momento, a melhor reação do Brasil é transparência. Temos de dar todas as explicações solicitadas de forma rápida, para minimizar o estrago na imagem do produto brasileiro no exterior”, afirmou.

Copyright © 2017 O Presente