Fale com a gente

Política 130,6 mil votos

Carol Dartora é eleita a primeira deputada federal negra do Paraná: “Resposta histórica”

Vereadora de Curitiba em primeiro mandato recebeu mais de 130 mil votos

Publicado

em

(Foto: Reprodução/Instagram)

A vereadora de Curitiba Carol Dartora (PT) foi eleita deputada federal neste domingo (2), sendo a primeira parlamentar preta do Paraná a conseguir uma cadeira na Câmara Federal. Ela recebeu 130.654 votos.

Aos 39 anos, a professora chegou ao segundo cargo político. Atualmente, Dartora está no primeiro mandato na Câmara de Curitiba (CMC) – a paranaense também foi a primeira negra eleita para a Casa, em 2020.

Para Dartora, a vitória como deputada federal é resultado de uma luta histórica e de uma “resistência ancestral”.

“Acredito que ser a primeira é uma resposta histórica. Uma resposta da luta do movimento negro, luta das mulheres negras vem fazendo a muitos anos, desde que saímos da escravidão a gente vem lutando pela inclusão da população negra na sociedade brasileira. E o estado do Paraná, infelizmente, de certa maneira, ficou atrasado por ter um racismo institucional muito grande. E por ter invisibilizado a população negra por muito tempo”, expõe.

Dartora também atribuiu sua vitória a contribuição da classe trabalhadora, que teria sentido a necessidade deste avanço. “É preciso avançar em condições de vida, em garantia de direitos básicos e a população parananense viu esta necessidade e entendeu na nossa proposta. Eu só tenho a agradecer”, enaltece.

Segundo a Câmara de Curitiba, Dartora e outros três vereadores eleitos para cargos de deputado continuarão desempenhando seus mandatos na Câmara até serem empossados.

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente