Fale com a gente

Política

Com Temer, Brasil assume presidência temporária do Mercosul

Publicado

em

O presidente Michel Temer participou na sexta-feira (21) da 50ª Reunião do Conselho do Mercado Comum e Cúpula do Mercosul e Estados Associados, em Mendoza, na Argentina. Entre os temas discutidos na reunião estiveram as negociações para um acordo do bloco com a União Europeia, além de assuntos políticos e econômicos e relacionados a direitos humanos. A situação da Venezuela também poderia ser discutida durante a Cúpula.

O encontro marcou a entrada do Brasil na presidência temporária do Mercosul pelos próximos seis meses. O país deve buscar o fortalecimento da integração regional e da agenda externa do bloco comercial com outros países e continentes.

 

Expectativas

Ao chegar a Mendoza, na noite de quinta-feira (20), o presidente Temer falou sobre a expectativa para o período em que o Brasil estiver exercendo a presidência do Mercosul. "Espero continuar o trabalho que o presidente Macri [Mauricio Macri, presidente da Argentina] desenvolveu com tanta propriedade ao longo desse semestre", afirmou em entrevista. Nos últimos seis meses, a Argentina esteve na presidência do Mercosul.

Na manhã de sexta-feira, os chefes de Estado participaram da sessão plenária do Mercosul, seguida de um almoço de trabalho. Temer fez um pronunciamento que marcará o início da presidência do Brasil no bloco. O presidente embarcou de volta ao Brasil no meio da tarde.

 

Agência Brasil

Copyright © 2017 O Presente